segunda-feira, 27 de julho de 2015

Novo HPM - Irmãs do Horto: últimos preparativos para a inauguração

27/07/2015 17:07:00 - Jornalista: Catarina Brust
Imagem de duas funcionárias terminando a faxina no anexo do HPM.
Foto: João Barreto
A nova unidade dobrará a capacidade de atendimento do HPM
Nesses dois dias que faltam para a inauguração do novo Hospital Público Municipal (HPM) - Irmãs do Horto, nesta quarta-feira (29), aniversário de Macaé, às 16h30, o clima é de últimos preparativos. Enquanto os novos equipamentos são desembalados e montados, equipes de limpeza dão os últimos retoques na nova unidade de Saúde que funcionará em área anexa ao HPM, a partir do dia 03 de agosto. Nesta segunda-feira (27), a nova unidade recebeu a visita de representantes da Irmandade Irmãs do Horto, acompanhadas do secretário de Saúde, Pedro Reis, e do diretor do HPM, Márcio Bittencourt.
- Como disse São João Batista: "Que Ele cresça e eu diminua". Que esse hospital seja humanizado para que todo paciente seja bem atendido para o bem de todos", disse Irmã Biázia, integrante da Irmandade Irmãs do Horto, ao conhecer o Novo HPM. Há 61 anos, as primeiras irmãs vieram para Macaé trabalhar diretamente na Irmandande São João Batista. Hoje, também atuam, por meio de visitas, em outros hospitais como o próprio HPM, Unimed e Clínica São Lucas.

O diretor do HPM lembrou que a nova unidade dará mais conforto e dignidade aos pacientes.

- Faltam dois dias para entregarmos essa nova unidade de saúde. Todos os detalhes são vistos por uma equipe que trabalha incansavelmente para que tudo fique pronto. Ao contrário do que estamos vendo em outros locais do país, Macaé entrega uma nova unidade hospitalar com essa capacidade. Isso é possível porque temos pessoas que 'vestiram a camisa' e se empenharam para o novo hospital se tornasse realidade. O prefeito Dr. Aluízio também soube entender e concretizar esse anseio da população e dos funcionários do HPM, disse Márcio Bittencourt.

O novo hospital foi construído em área anexa ao HPM e oferecerá pronto atendimento, além de enfermarias adulto e pediátrica.

O secretário de Saúde afirmou que Macaé tem avançado na saúde pública e que a base deste serviço, a atenção básica, também segue por este caminho. “A inauguração do novo HPM é uma grande resolutiva no que se refere à expansão de leitos em Macaé. Abre-se mais uma porta de entrada na assistência hospitalar. Outras portas são abertas na Atenção Básica para o equilíbrio da saúde e para que os pacientes não precisem vir até aqui. Com a ampliação e qualificação da Atenção Básica pretendemos ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) principal porta de entrada da saúde, reduzindo a procura nas emergências dos hospitais, explicou Pedro Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário