quarta-feira, 29 de julho de 2015

Prefeito inaugura Restaurante Popular

29/07/2015 19:15:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto: Rui Porto Filho
Restaurante tem capacidade para oferecer mil refeições a R$ 1 por dia
A população ganhou nesta quarta-feira (29), dia em que se comemora os 202 anos de fundação da Vila de Macaé, o Restaurante Popular, no bairro da Aroeira. O espaço recebeu o nome da advogada e ex-secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Vasconcellos Meirelles, que faleceu em 17 de maio de 2015. Na ocasião, o irmão da advogada, José Carlos Almeida, agradeceu em nome de toda a família a homenagem.
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, lembrou a dedicação e o empenho da ex-secretária para a concretização do Restaurante Popular. Ele agradeceu ainda a continuidade da parceria com as Lojas Maçônicas, na administração do novo restaurante. "Independente do espaço físico, a qualidade do serviço prestado pela maçonaria é inquestionável", frisou, acrescentando que este é um programa de governo que visa garantir uma alimentação de qualidade à população.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou que serão iniciadas obras de infraestrutura nos bairros Novo Botafogo e Malvinas. "São melhorias que irão dar dignidade e qualidade de vida aos moradores destes bairros, como instalação da rede de esgoto e água, e pavimentação de ruas", disse.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, destacou que a inauguração do Restaurante Popular é uma prova de amor do prefeito com a cidade. Ela ainda agradeceu ao prefeito o convite para retornar à vida pública e a confiança para estar à frente de uma secretaria tão importante. "Não conhecia a Drª Andrea, mas ouço diariamente coisas boas das pessoas que conviveram com ela. Esta é uma homenagem mais que merecida", destacou.

Representando a Maçonaria, José Medeiros Machado lembrou que há 12 anos, a instituição assumiu o compromisso com a prefeitura na administração do Restaurante Popular. "Durante estes 12 anos, servimos diariamente, de segunda a sexta-feira, mil refeições. Os prefeitos mudaram e confiaram no nosso serviço. Agradecemos ao Dr. Aluízio a confiança e sua determinação em manter este projeto social tão importante para a população", relata.

O vereador Luciano Diniz destacou a importância de diversos atores na consolidação do Restaurante Popular. Ele ressaltou o trabalho de Andrea Meirelles neste projeto que visa atender centenas de pessoas diariamente.

Em seguida, o vereador Júlio César de Barros ressaltou a determinação do prefeito para inaugurar o Restaurante Popular. "Há alguns anos, a população vem aguardando a abertura deste espaço, que foi um projeto do ex-vereador João Sérgio, que encaminhou projeto para o Governo Federal e foi aprovado. Agora, Dr. Aluízio entrega este importante equipamento social, que irá contemplar os moradores de diversos bairros próximos da Aroeira", comentou.

Também estiveram presentes secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada e os vereadores Paulo Antunes e Manoel da Malvinas.

Restaurante - Em um espaço amplo e climatizado, o Restaurante Popular, na Aroeira, tem capacidade para oferecer mil refeições por dia, no valor de R$ 1 cada. A estrutura conta com 130 lugares. O restaurante funcionará de segunda a sexta-feira, a partir das 11h, oferecendo refeições elaboradas por nutricionistas. Além do arroz e do feijão, o prato possui uma proteína, salada, suco e sobremesa.

O novo restaurante começa a funcionar na próxima segunda-feira (3/8). De acordo com a nutricionista Tais Rosa, neste dia o cardápio será composto por feijão tropeiro, carne assada, salpicão, suco e sobremesa. Cerca de 30 profissionais, entre cozinheiros, ajudantes de cozinha, nutricionista e assistente social trabalham para receber bem o público.

O aposentado Moisés Inácio dos Santos, 67 anos, diariamente saia da Aroeira para almoçar no Centro. Nesta quarta-feira (29), foi um dos primeiros a chegar para a inauguração do Restaurante Popular. "Agora, terei um restaurante próximo da minha casa. Frequento o Restaurante Popular desde a inauguração, além da comida ser boa, é uma economia para o bolso. Ganho um salário mínimo e o dinheiro que economizo, já consigo pagar uma conta ou comprar uma roupa", disse.

O restaurante da Aroeira é resultado da parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável por 80% da verba utilizada. A prefeitura cedeu o terreno para a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário