quarta-feira, 29 de julho de 2015

Carreta "Mata Atlântica" recebe alunos da rede municipal em comemoração de 202 anos

28/07/2015 20:30:00 - Jornalista: Joice Trindade
Artista em pé apresentando peça teatral
Foto: João Barreto
O caminhão fica na praça Washington Luiz, no Centro
Alunos da rede municipal estão fazendo parte de diversas atividades ambientais direcionadas à comemoração dos 202 anos de fundação da Vila de Macaé, que acontece nesta quarta-feira (29). Uma das programações é a visita ao Caminhão da Mata Atlântica, na Praça Washington Luiz, que receberá, até a próxima sexta-feira (31), alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Kopp Franco (na Vila Badejo), da também escola de educação infantil Celita Reid Fernandes (no Novo Horizonte), e do Ciep Municipalizado Maringá (no Campo do Oeste), nos turnos da manhã e tarde.
O projeto “A Mata Atlântica é Aqui” é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Ministério da Cultura, em parceria com a prefeitura. A intenção é levar ações de conscientização ambiental, por meio de atrações culturais e atividades educativas, em um caminhão adaptado. O atendimento ao público na carreta segue até o próximo domingo (2).

No local, são oferecidas atividades como contação de histórias (com o grupo Mosaicos e com a contadora Kiara Terra). No cronograma de ações também estão palestras, biblioteca, oficinas, jogos educativos e da memória com foco para fauna e flora, exibição de vídeos, apresentação de mapas ambientais voltados para reflexão da Mata Atlântica, além de maquete interativa com exposição sobre a importância dos cuidados com a água e os impactos ambientais.

Uma das curiosidades é a apresentação do panorama da Mata Atlântica, que hoje atinge 18,8% no Estado do Rio de Janeiro, e 25% no município de Macaé. As estudantes do 9º ano do Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, Karine Oliveira e Shayane Rosa, elogiaram o trabalho. “Acabamos de retornar e tivemos uma aula muito diferente. Fiquei sabendo mais a respeito da Mata Atlântica e como podemos ajudar a preservar”, disse Shayane.

- Esta é mais oportunidade para despertar o interesse de jovens e adultos quanto à sustentabilidade e preservação da natureza em prol da qualidade de vida -, disse o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

Em visita à carreta, o secretário de Educação, Guto Garcia, elogiou o projeto. “Esta parceria é essencial para contribuirmos com o processo de ensino. Esta é mais uma ação pedagógica que leva à reflexão ambiental. Tanto alunos como professores merecem fazer parte de atividades como estas”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário