sexta-feira, 31 de julho de 2015

Semana da Amamentação começa com “Mamaço” no dia 1º de agosto

Foto: Mauricio Rocha

Pelo segundo ano, Cidade promove Mamaço, grande movimento de incentivo à amamentação pública
Foto: Mauricio Rocha

Palestras fazem parte da programação da Semana da Amamentação
A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove a Semana da Amamentação, entre os dias 1º e 7 de agosto. O objetivo da Prefeitura é sensibilizar a população quanto aos benefícios da prática do aleitamento materno, que deve ser a única fonte de alimentação dos bebês até 6 meses e complementar na nutrição de crianças até os 2 anos ou mais. Dando início à Semana, o Município e entidades de apoio à amamentação promovem a “Hora do Mamaço”, às 9h do sábado, dia 1º, na Praça São Pedro, no Centro.

A “Hora do Mamaço”, promovida pelo segundo ano na Cidade, vai reunir mães e bebês em um grande movimento de amamentação pública para a conscientização da sociedade sobre o Ato de Amamentar. O evento vai contar com exposição de fotos de mães amamentando e apresentação de peça teatral. O “Mamaço” deve ocorrer em mais de 50 cidades no Brasil e exterior.

O foco está alinhado ao tema da Campanha da Amamentação 2015, que defende o apoio às trabalhadoras: “Amamentar e Trabalhar: para dar certo, o compromisso é de todos”.

MAMAÇO - Em Rio das Ostras, o “Mamaço” acontece em parceria entre a Prefeitura e os grupos Maternando e Gineceu, de incentivo ao aleitamento materno. Mulheres com seus bebês e apoiadores da causa se reunirão na Praça São Pedro, às 9h, e depois vão caminhar até a Praça José Pereira Câmara.

A programação inclui ainda Dança Materna, uma bela roda de dança das mães com seus filhos ao colo, apresentação das Doutoras Palhaças e de artistas sobre pernas de pau, que vão animar o evento.

O “Mamaço” surgiu no Brasil quando, em episódios diferentes, mães foram impedidas de amamentar seus bebês em público e algumas até foram expulsas por seguranças.

SEMANA – A Semana da Amamentação continua de segunda a sexta-feira próximas nos postos de saúde de Rio das Ostras. Este ano, a mobilização chama a atenção para a importância de apoiar as mães trabalhadoras para que possam amamentar seus filhos pelo máximo de tempo possível.

A Secretaria de Saúde preparou atividades de conscientização e esclarecimentos sobre o tema. Palestras, distribuição de informativos, debates, lanches com a população, entre outras atividades, estão na programação. Cada unidade vai contar com um Dia D de atividades em prol da amamentação.

A programação completa da Semana está disponível no site da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário