sexta-feira, 31 de julho de 2015

Semana do Bebê: seminário e ações reforçam importância da amamentação

Publicada em 30/07/2015, às 08h02

Yuri Barichivich
Semana dos Bêbes
Semana do Bebê trará orientações sobre coleta e armazenamento do leite materno
Com um seminário sobre a primeira infância, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia nesta segunda-feira (3) as atividades da II Semana do Bebê em Vitória. A solenidade de abertura acontecerá no auditório da Prefeitura, às 14 horas. No evento, será promulgada a lei que institui a Semana do Bebê no calendário oficial da capital e acontecerá a apresentação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência.
Todas as unidades de saúde (US) estarão envolvidas no evento. Já nesta segunda-feira (3), a partir das 8 horas, as unidades de Ilha do Príncipe, Ilha de Santa Maria e Santa Martha inaugurarão o Cantinho da Amamentação, onde as mães, além de amamentar com conforto, receberão orientações sobre coleta e armazenamento do leite materno.
A US Bairro da Penha receberá as mães para a palestra "Prevenção às Intoxicações". Na US Jardim Camburi, acontecerá a oficina "Mulher trabalhadora que amamenta: enfrentando as dificuldades". Para trabalhar a temática "Alimentação saudável durante a gestação e pós parto", a US Maria Ortiz oferecerá o "Café da Mamãe".

Outras atividades

Outras 14 unidades de saúde vão realizar atividades educativas, exposição em mural de fotos, apresentação de vídeos educativos, visitas domiciliares de agentes comunitários para gestantes e mães com crianças menores de 2 anos e ações de promoção de saúde bucal.
Carlos Antolini
Família Brasileira Fortalecida -Capacitação dos Servidores dos CRAS para a Semana do Bebê
Mães participarão de capacitação sobre importância da amamentação nos primeiros anos de vida do bebê
Também nesta segunda-feira (3), serão oferecidas oficinas sobre o "Kit Família Brasileira Fortalecida" em 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para mães dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de cada território.

Capacitação

Na terça-feira (4), será a vez de os profissionais das unidades de saúde receberem essa capacitação, ministrada pela consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Isabel Abelson. Nesse dia, também haverá uma roda de conversa no Centro de Referência da Juventude (CRJ) com o tema "Gravidez na Adolescência".
Até o dia 28, acontecerão, ainda, outras atividades visando mobilizar a sociedade para orientar e destacar a importância dos primeiros anos de vida, que são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninos e meninas.

Encerramento

Já no dia 8, acontecerá o encerramento da Semana do Bebê com o evento "Criança no Parque". A partir das 8 horas, todos poderão aproveitar a programação no Parque Moscoso. Haverá tendas com serviços de saúde, educação, cidadania e assistência social, trânsito, cultura e atividades recreativas.

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário