quarta-feira, 29 de julho de 2015

COMOÇÃO MARCA DESPEDIDA DO PREFEITO DE QUISSAMÃ, OCTÁVIO CARNEIRO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM . PUBLICADO EM GOVERNO

CENTENAS DE PESSOAS ACOMPANHARAM FUNERAL DURANTE TODO O DIA

Foto: Adilson dos Santos Funeral do Prefeito Octávio Carneiro Foto: Adilson dos SantosQuissamã amanheceu triste nesta terça-feira (28), com a notícia do falecimento do prefeito Octávio Carneiro, que estava internado no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, desde o último domingo (26), quando teve seu estado de saúde agravado em decorrência de um câncer, vindo a óbito devido à falência múltipla de órgãos. Octávio estava licenciado do cargo há cerca de 100 dias.
O prefeito em exercício, Nilton Pinto, decretou Luto Oficial por três dias e suspendeu o expediente da sede administrativa da prefeitura nesta terça. As portas do prédio público ganharam um faixa na cor preta e muitos servidores municipais levavam no peito uma fita preta, simbolizando o luto de toda a população.
Desde as primeiras horas da manhã, familiares, autoridades, amigos, e a comunidade quissamaense se dirigiram à Fazenda São Manoel onde ocorreu o velório até à tarde, quando o cortejo seguiu para Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, sendo aguardado por centenas de pessoas que participaram da missa de corpo presente.
O pároco local, Marcus Vinícius, que foi auxiliado por diáconos durante a celebração, destacou o carinho e a preocupação que Octávio tinha por pela esposa, Dona Hermínia. “Que Deus console seu coração. A saudade fará parte para sempre, mas que a esperança renasça, que a faça continuar a caminhada", enfatizou.
Ao final da missa, Nilton Pinto, emocionou o público presente, externando sua admiração por Octávio Carneiro. "Queremos agradecer a presença de todas as autoridades nesse momento difícil para Quissamã. Ficamos buscando palavras para definir essa hora complicada, mas é impossível. Convivi com Octávio durante 26 anos e era latente seu amor por Dona Hermínia. Sua outra paixão era o Flamengo, e seu amor por Quissamã era inigualável. Priorizou da criança ao idoso porque todos os programas sociais do município foram criados por esse homem. Octávio deixa um legado, uma história, um nome. Tenho orgulho de ter sido seu funcionário e depois ter me tornado seu amigo. Vá com Deus!", pontuou.
Em seguida, a cidade parou quando as pessoas se deslocaram para o cemitério São João Batista, a fim de dar o último adeus ao velho guerreiro, num momento de comoção jamais visto na história de Quissamã. Ao som do toque de silêncio, foi encerrado o funeral. A primeira-dama, Hermínia Alvarez Parada Carneiro da Silva, companheira de Octávio por mais de 50 anos, esteve acompanhada da família e amigos durante o tempo inteiro.
Autoridades de todo o Estado estiveram presentes no município acompanhando o funeral. O vice-governador, Francisco Dornelles, parceiro político e amigo pessoal de Octávio, compareceu ao velório para abraçar a família. "Grande amigo de longa data. Um homem de caráter inabalável, digno e que honrou a todos. Nós morremos um pouco hoje, mas ele continuará vivo em nossos corações", definiu.
Compareceram ao funeral: os vereadores Jorge Silva, Marcelo Batista e Isabel Pessanha; secretários, subsecretários, coordenadores, procuradores e assessores municipais, ex-secretários, servidores públicos, líderes comunitários, representantes de entidades e empresários regionais.
Políticos da região também estiveram presentes como: Paulo Feijó (deputado Federal), Bruno Dauaire (deputado Estadual); os prefeitos, Aluízio Junior (Macaé), Alcebíades Sabino (Rio das Ostras), Cláudio Linhares (Conceição de Macabu), Amaro Fernandes (Carapebus), Clementino da Conceição (Santa Maria Madalena), Secretário de Controle Orçamentário e Auditoria de Campos, Suledil Bernardino; ex-prefeitos, Eduardo Cordeiro (Carapebus), Riverton Mussi e Silvio Lopes (Macaé); Wladimir Garotinho, vereadores de diversos municípios como Campos, Macaé, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, entre outros.
Lideranças da região lamentaram a perda de Octávio:
"Quissamã perde hoje o seu mais ilustre filho. O que mais serviço prestou, o grande homem que sempre lutou por essa cidade. O povo perde um líder e eu perco um grande amigo de muitas jornadas. Foi um Guerreiro, vencedor, fez tudo pelo município" – Deputado Federal Paulo Feijó 
"Perdemos uma liderança incrível que emprestou o nome diversas vezes para a vida pública. Um estadista com pensamento de vanguarda. A região perde uma grande liderança" – Deputado Estadual, Bruno Dauaire
“Para todos nós, Octávio sempre foi referência como homem público e cidadão, na região. Quissamã tem a história ligada à história de Octávio, que foi o grande criador da cidade” – Ex-prefeito de Macaé Riverton Mussi
"Em primeiro lugar quero dizer que era um ótimo amigo e mestre. Nós nos espelhávamos nele. Vim trazer meu abraço à família, e em nome do povo de Rio das Ostras, prestar nossa solidariedade" – Prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino 
"Com grande pesar estamos reunidos aqui hoje. Quissamã perde um grande homem, liderança, amigo. Foi exemplo para todos nós que estamos na política e com certeza o tempo dirá a falta que Octávio fará para cidade" – Ex-prefeito de Carapebus, Eduardo Cordeiro
"Quissamã perde um dos seus filhos mais ilustres. Tudo que a cidade possui foi construído por ele. Estou representando meus pais que não puderam estar presentes. Estou muito triste, mas tudo tem sua hora e Deus sabe de todas as coisas" – Wladimir Garotinho

GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário