sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cidade avança para receber certificação internacional

Foto: Cezar Fernades
Lagoa de Iriry está entre as praias do Estado a receber o certificado internacional
Foto: Cezar Fernades
Praia do Remanso, em Costazul, pode receber a certificação internacional Bandeira Azul
Rio das Ostras acaba de avançar mais um passo para receber o certificado internacional de qualidade “Bandeira Azul”, de caráter socioambiental, para a Lagoa de Iriry e a Praia do Remanso, em Costazul. Os dois atrativos naturais da cidade já haviam passado por uma primeira instância avaliadora e foram agora aprovados pelo Júri Nacional do Programa, que se reuniu em Brasília no último dia 30 para deliberar sobre as candidaturas à certificação Bandeira Azul 2015/2016. 

Na ocasião também foram renovadas as certificação de duas praias e duas marinas que já possuem bandeiras hasteadas. O Júri aprovou outras três novas praias, além da Praia do Remanso e da Lagoa do Iriry. 

O Júri Nacional é formado por representantes do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOS Mata Atlântica e Instituto Ambientes em Rede. 

A Bandeira Azul é concedida pela FEE - Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental) a partir de critérios como balneabilidade, estrutura de serviços, acessibilidade e respeito ao meio ambiente. No Brasil, o certificado é concedido pelo Instituto Ambiente em Rede. 

A decisão será encaminhada ao Júri Internacional, que se reunirá em setembro, na Dinamarca, para avaliar os nove candidatos brasileiros, juntamente com os candidatos dos demais países do Hemisfério Sul. O resultado final para a temporada 2015/2016 será divulgado nos primeiros dias de outubro. A temporada começará, oficialmente, a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até dia 15 de dezembro. 

INSPEÇÕES TÉCNICAS – As inspeções técnicas do Programa “Bandeira Azul” aconteceram no fim de junho. Segundo Jarbas Modesto, consultor do Sebrae, instituição que atua no processo de vistoria das áreas a serem certificadas, o Programa Bandeira Azul utiliza princípios de sistema de gestão ambiental. No caso de Rio das Ostras, o Município pode ser o primeiro do Brasil a ter duas "Bandeiras Azuis", uma para praia oceânica (Remanso) e a outra para a Lagoa de Iriry. 

“Entre as praias visitadas, a Lagoa do Iriry, em Rio das Ostras, tem posição singular. Caso aprovada, será a primeira praia lacustre na América do Sul com a Bandeira Azul, fato que agregará um valor importante para sua preservação, marketing turístico e pioneirismo”, destacou Jarbas Modesto. 

BANDEIRA AZUL – O programa, que teve início em 1987, na Europa, visa elevar o grau de conscientização dos cidadãos e gestores para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes, sendo aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas. 

Para ser certificada, a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, inicialmente pelo Operador Nacional do Programa (no Brasil, é o Instituto Ambiental Ratones), em seguida pelo Júri Nacional e, por último, pelo Júri Internacional. 

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (Unep), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (Icomia) e Reef Check Program.

Nenhum comentário:

Postar um comentário