sábado, 1 de agosto de 2015

Prefeitura e Governo levam serviços de saúde e cidadania à comunidade de Val-de-Cans

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/08/2015 12:33

  • / CIDADANIA / 01/08/2015 12:33

    Governo do Estado do Pará em parceria com Prefeitura de Belém ofertam serviços como, vacinas, consultas médicas e emissão de documentos, no bairro de val-de-cans


Cerca de duas mil pessoas receberam atendimento na Ação de Cidadania realizada, neste sábado, 1º de agosto, na Escola Ruy Paranatinga, no bairro de Val-de-Cans, em Belém. A ação, que é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio do Pro Paz Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Belém, ofertou serviços como, vacinas, consultas médicas, emissão de documentos, e muito mais.
A família da dona de casa Maria do Socorro Nunes chegou cedo para aproveitar todos os serviços da ação. “Eu trouxe meus filhos, meu irmão e meus netos para tirarmos nossos documentos. Meus netos se consultaram com os pediatras, e eu e minha filha fomos ao ginecologista. Além disso, tomamos vacina contra gripe. E, claro, aproveitamos para fazer limpeza de pele, enquanto as crianças ficaram pintando”, declarou a dona de casa, que finalizou dizendo “acho muito importante essas ações que levam para os bairros mais carentes serviços de extrema importância, principalmente por serem realizados no final de semana. Imagina quantos dias eu ia ter que faltar trabalho para fazer tudo isso? Hoje consegui resolver tudo de uma só vez”.
A Prefeitura de Belém levou até o bairro de Val-de-Cans, serviços da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Portal do Trabalhador. Também estiveram presentes Polícia Civil e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), pelo Governo do Estado do Pará. Forram fornecidos à comunidade serviços diversos, entre eles: consultas com pediatras, clínico geral e ginecologista; emissão de documentos (RG, certidão de nascimento e carteira de trabalho); atendimento jurídico; vacina contra gripe, febre amarela, antitetânica, gripe viral; teste rápido de HIV, hepatite B e C, sífilis; orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e tropicais; e distribuição de camisinhas.
A ação contou também com equipes de orientação sobre os serviços realizados nos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS); bolsa família; cursos do Pronatec; Minha Casa, Minha Vida; além de orientação social da tarifa de energia.
“A ação do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belém é um grande diferencial para a população, pois a comunidade pode ter atendimento de várias áreas em um só momento. Em breve também teremos o Pro Paz Belém, que vai levar ainda mais serviços para a comunidade de todos os bairros do município”, destacou Suzana Costa, do programa Ama Belém, desenvolvido pela Prefeitura de Belém.
“Desde março estamos com essa parceria, e a cada 15 dias realizamos essa ação em um bairro diferente. Costumo dizer que não estamos fazendo um favor para comunidade, é sim um dever, pois todos têm direito a esses serviços”, ressaltou o coordenador do Pro Paz Cidadania, Vagno Ramos da Silva.
A manicure Helaine Domingos também elogiou a ação. “O meu trabalho oferece riscos, pois fico em contato com várias pessoas. Então, hoje pude fazer os testes rápidos de HIV e Hepatite e, graças a Deus, estou bem. Nos meus 15 anos de profissão nunca tinha feito. A Prefeitura e o Governo estão de parabéns por levar esses serviços à comunidade”, concluiu.
Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário