quinta-feira, 14 de abril de 2016

Educação especial: profissionais participam de formação sobre novas propostas

Publicada em 13/04/2016, às 18h04

Divulgação Seme
Formação Educação Especial
Profissionais de educação especial participaram de aula inaugural da formação
Cerca de 130 profissionais da educação especial da rede pública de ensino de Vitória estão participando do curso "Educação Especial: Desafios e Perspectivas", que dará aos servidores a chance de conhecer teorias, concepções e propostas pedagógicas para atuar com estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no âmbito escolar.
O crescente número de estudantes da modalidade de educação especial matriculados na rede municipal de ensino justifica a necessidade da formação de profissionais para atendê-los no turno regular, garantindo a eles o acesso ao currículo em condições de igualdade.
Serão 10 encontros com temáticas que fomentam a produção de novos conhecimentos sobre as deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, bem como apontam as várias possibilidades pedagógicas de trabalhar com as diferenças apresentadas pelos estudantes.
"Estamos felizes com o início de mais uma formação que vai proporcionar aos profissionais da rede municipal de ensino de Vitória debater e aprofundar seus conhecimentos sobre a modalidade educação especial", disse a coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial da Seme, Ana Lúcia Sodré.

Aula inaugural

Divulgação Seme
Prestação de contas Seme
Daniel Cara falou sobre os custos da educação pública de qualidade aos servidores
A convite da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o doutorando em Educação (USP) e mestre em Ciência Política Daniel Cara participou da aula inaugural, que aconteceu no dia 8 de abril, e falou aos presentes sobre "Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ) no Programa Nacional de Educação: Quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?".
Daniel Cara é também coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro do Fórum Nacional de Educação.
Nesta quarta-feira (13), o encontro foi com a professora Denise Meyrelles de Jesus, que possui doutorado em Psicologia da Educação pela University of California, mestrado em Educação pela University of Iowa e graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde é professora titular. Ela falou sobre os desafios e perspectivas da modalidade educação especial.

Metodologia

Serão realizados encontros mensais com palestrantes convidados. A partir das discussões, os profissionais desenvolverão atividades de acordo com a realidade dos contextos em que atuam, caracterizando processos de intervenção que contarão como atividades não-presenciais.
Atividades não-presenciais na Plataforma Vix-Educa: leituras de textos; realização de atividades; participação nos fóruns de discussão; e apresentação da proposta de intervenção e seus resultados.
Cronograma
Módulo 1 - Financiamento da Educação e investimento na Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Vitória;
Módulo 2 - Educação especial: Desafios e perspectivas;
Módulo 3 - Deficiência Múltipla e Síndromes
Quando: 11 de maio
Módulo 4 - Surdez e Deficiência Visual
Quando: 8 de junho 
Módulo 5 - Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/ Superdotação
Quando: 13 de julho
Módulo 6 - Autismo
Quando: 10 de agosto
Módulo 7 - Currículo e Avaliação
Quando: 14 de setembro
Módulo 8 - Aspectos Legais
Quando: 19 de outubro
Módulo 9 - Prática pedagógica em sala regular e os recursos de Tecnologia Assistiva
Quando: 16 de novembro
Módulo 10 - Estudo de Casos/ Relatos de Experiência
Quando: 23 de novembro

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário