sábado, 3 de junho de 2017

Prefeitura de Belém e Governo do Estado realizam operação integrada de segurança

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 02/06/2017 18:19

  • / PREVENÇÃO / 02/06/2017 18:19

    As equipes vão priorizar as áreas com maior registro de crimes na cidade, além dos centros de comércio e bares


A “Operação Rede de Proteção”, coordenada pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), teve início na tarde desta sexta-feira, 02, e percorre os bairros de maior incidência de roubos em Belém até domingo, 4.
A finalidade da operação é a reduzir os índices de crimes e preservar a ordem pública e o respeito ao ordenamento jurídico com ações preventivas e repressivas para garantir a segurança da população. Somente os roubos chegaram a mais de 4 mil registrados no ano passado na cidade, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
“Essa operação é para prevenir e atacar crimes como o roubo, delito que muito incomoda a população, seja na área do comércio, na porta de casa ou em bar. Este é um trabalho direcionado ao aumento da presença do policiamento ordinário nas ruas e avenidas para que a população se sinta mais protegida”, explicou o comandante geral da PM, coronel Hilton Benigno.
De acordo com o coronel, a parceria entre o governo e a prefeitura é fundamental para o êxito da ação. “Certamente em poucas capitais do País a gente vê tamanha integração entre as forças (policiais) quando se fala em operação. Atuar de forma conjunta com intuito principalmente de evitar os delitos, é fundamental”, destacou Hilton.
As equipes envolvidas na operação se reuniram na Avenida Visconde de Souza Franco, no Umarizal, às 15h. São agentes da Ordem Pública; 70 guardas municipais dos grupamentos do Canil, Tático, SOS Mulher e operacional; agentes da Semob; Belém Pela Vida; Polícia Militar com os Comandos de Missões Especiais (ROTAM, Canil, Fluvial, Cavalaria e Choque) e Comando de Polícia Especializada (Ciepas, Ciptur, BPA, Cipoe e BPE).
Para a responsável pela Ordem Pública, Elizete Cardoso, a operação Rede de Proteção vai trazer excelente resultado e quem vai ganhar é a sociedade. "Nesses três dias vamos estar na rua, com mais de 700 policiais envolvidos no intuito de manter o ordenamento e segurança pública da nossa cidade”, afirmou Elizete.
Os universitários Márcia Oliveira e Felipe Borges, acompanharam o início da operação, em frente ao shopping Boulevard e ficaram impressionados com a quantidade de policiais reunidos para dar início à operação. “A princípio a gente ficou assustado imaginando que tivesse acontecido alguma coisa, mas por se tratar de segurança da nossa cidade, é isso mesmo, o governo e a prefeitura estão de parabéns pela iniciativa”, avaliou Márcia. “Belém precisa dessa atenção especial, e essa operação já nos tranquiliza e mostra que eles (governantes) têm projetos para mudar essa realidade”, completou Felipe.
O vigilante Adriano Costa também aproveitou para acompanhar a iniciativa. “Como cidadão de bem dou total apoio para estas operações. É isso, a polícia tem que estar na rua combatendo a criminalidade, e essa união dos governos, em termos de segurança pública, é exemplar e dá o retorno que as famílias esperam”, concluiu.
A operação vai se concentrar nos bairros onde há maior número de registros de crimes,  além das áreas de comércio e bares. Os bairros do Mangueirão,  Bengui,  Tapanã,  Guamá,  Marco e Pedreira estão entre os de maior ocorrências e terão prioridade nas ações.
Texto: Karla Pereira
Foto: Fernando Sette - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário