sábado, 21 de julho de 2018

Abrigo de inverno completa um mês com uma média de 45 pessoas assistidas por noite

2018-07-20 20:08:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
Foto de três usuários das tendas, sentados em uma mesa com cartaz da Secretaria de desenvolvimento Social.
Foto: João Barreto
Local funciona diariamente com a oferta de 50 dormitórios

O abrigo temporário de inverno completou um mês de funcionamento nesta sexta-feira (20). Neste período, uma média de 45 pessoas passam pelo local todas as noites. As tendas funcionam na praça Washington Luís e permitem que pessoas que estão em situação de rua tenham um lugar para dormir neste período de noites mais frias. Acolhimento e uma nova chance de vida também permeiam as histórias de quem passa pelo espaço.

O encarregado de manutenção, que é natural de Mato Grosso, Isac Paulo, de 29 anos frequenta diariamente o abrigo e o Centro Pop. Há dois anos ele perdeu o emprego e pouco depois não conseguia mais pagar o aluguel, indo parar na rua. Atualmente ele faz artesanato e tem a oportunidade de expor e vender seus produtos na Feira do Produtor Rural, que acontece todos os sábados na rua Manoel Joaquim dos Reis, ao lado do Supermercado Extra, no Centro.

- Estou em Macaé há 10 anos e trabalhei em várias empresas, mas estou lutando para voltar ao mercado de trabalho. Já fiz o cadastro na Central do Trabalhador e entreguei diversos currículos. Tenho certeza que esta é apenas uma fase e que vai passar -, disse Isac.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Tatiana Pires, o espaço permite às pessoas que estão em vulnerabilidade de terem um contato com a rede de serviços sociais que a prefeitura oferece e, desta forma, poderem ter um novo olhar sobre a própria condição.

- Diariamente fazemos um trabalho de orientação social com eles, um momento de vínculo e de tirar dúvidas. Nestes 30 dias de funcionamento não registramos nenhum conflito - afirmou.

Tatiana ressalta que, caso seja necessário aumentar o número de dormitórios para receber outras pessoas em situação de rua, será ampliado para receber todos que necessitarem.

O abrigo vem recebendo a colaboração da população e das instituições religiosas que diariamente servem o jantar para todos que utilizam o abrigo. Nesta sexta-feira o jantar foi ofertado pela Paróquia Santo Antônio.

Para utilizar o espaço é preciso estar cadastrado no Centro Pop - Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e migrantes, localizado na rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central.

O abrigo conta com 50 dormitórios e é aberto diariamente de 18h às 22h. No local é possível permanecer até às 8h do dia seguinte. Duas tendas são utilizadas, uma para homes e outra para mulheres.

No local é preciso seguir algumas regras para melhor convivência dos assistidos como a proibição de uso de álcool e outras drogas, além de não ser permitida a entrada de menores de 18 anos.

Os que procuram o abrigo recebem acolhimento de equipe multidisciplinar, como profissionais do Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde, bem como a agendamento para confecção de documentos, caso haja necessidade, além de encaminhamento ao mercado de trabalho pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda.

A população pode contribuir com a ação solidária, com doação de cobertores, meias e agasalhos. Mais informações pelo e-mail semas@macae.rj.gov.br ou pelo telefone 2765-0593, de 8h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário