sexta-feira, 20 de julho de 2018

Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas será realizado em Machadinha

Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas será realizado em Machadinha
Quissamã vai sediar, de 10 a 12 de agosto, o Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas. O evento, promovido pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ), será realizado na localidade de Machadinha e vai discutir os desafios, avanços e perspectivas, principalmente em temáticas envolvendo território, saúde, educação e geração de renda.
Nesta sexta-feira (20), a prefeita Fátima Pacheco recebeu, em seu gabinete, a presidente da ACQUILERJ, Ivone Bernardo; a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Lucimara Muniz; e o presidente da Associação de Moradores de Machadinha, André Luís do Sacramento. Na pauta, detalhes da organização do encontro, que deve reunir cerca de 180 pessoas.
“É importante ter a parceria da Prefeitura em um momento de discussão das questões estaduais. Quissamã serve como exemplo pelas práticas adotadas, com trabalho diferenciado, por exemplo, na cultura e na educação”, destacou Ivone, lembrando que além de Machadinha, há outras quatro comunidades quilombolas no município: Mutum, Bacurau, Sítio Santa Luzia e Sítio Boa Vista.

Fátima Pacheco, que foi empossada como prefeita em Machadinha, ressaltou a importância do encontro para a organização e o fortalecimento da identidade dos quilombolas. “Estamos felizes em apoiar o evento que vai ser um fórum de discussão e reflexão para 48 comunidades do Estado do Rio”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário