quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

FADO DE QUISSAMÃ PARTICIPA DA 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE CULTURA DO GOVERNO DO RIO DE JANEIRO

ESCRITO POR COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO EM . PUBLICADO EM CULTURA, TURISMO E LAZER

VISIBILIDADE À DIVERSIDADE CULTURAL DO ESTADO

Foto: Adilson dos SantosO Fado de Quissamã - Foto: Adilson dos SantosO Fado de Quissamã está entre os concorrentes do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012/2013. O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, cujo objetivo principal é contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do estado, respeitando, assim, a vocação de cada região.
A dança é um bailado de origem afro-brasileira ainda ativo no município. O Fado é até hoje uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade e efervescência na região Norte Fluminense, quando, no final do século XIX, viveu seu grande momento de esplendor econômico.
Será escolhido algo típico de cada uma das 10 regiões do estado: Baixada Litorânea,Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte Fluminense, Serrana, Metropolitana Leste, Metropolitana Baixada, Metropolitana Rio de Janeiro, a mesma divisão regional do Plano Estadual de Cultura.
A Coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros, falou sobre o fato do Fado de Quissamã estar concorrendo ao Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro. “Foi uma surpresa muito agradável saber que o Fado está inscrito. Contamos com a população do município para colocá-lo emprimeiro lugar dentro da região Norte Fluminense”, declarou.
Os vencedores serão escolhidos por votação popular, via internet, pelo site http://www.cultura.rj.gov.br/premio-de-cultura e conhecidos durante três dias de música, dança, teatro, jongo, caxambu, circo, folia de reis, artes visuais, gastronomia e artesanato na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, de 9 a 11 de maio. Vale lembrar que a votação encerra dia 11 abril.
“Em todas as reuniões que temos participado na área da cultura, falamos sobre a importância histórica do Fado. Atualmente, a nossa maior preocupação, é que seja desenvolvido um projeto de salvaguarda e tombamento da dança típica como patrimônio da cultura brasileira”, conclui Marta, que ainda reiterou o pedido de votos para elegermos o Fado e darmos mais visibilidade a essa manifestação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário