quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014




Prefeitura realiza campanha de Carnaval na Praça Veríssimo de Melo

27/02/2014 18h34 - Jornalista: Carlos Fernandes
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, em especial no Carnaval, a Prefeitura de Macaé realizou, nesta quinta-feira (27), das 9h às 16h, uma ação na Praça Veríssimo de Melo. Na ocasião, as secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde realizaram a distribuição de kits com materiais para a segurança no trânsito e também para a prevenção com relação as doenças sexualmente transmissíveis, já que este é um período em que as pessoas acabam ficando mais expostas.




Além da estrutura montada para receber o público que passou pelo local para receber as orientações, os agentes de trânsito realizaram blitzen educativas, distribuindo panfletos em vias movimentadas do entorno da praça, como a Doutor João Cupertino, Avenida Rui Barbosa e Calçadão. O material foi distribuído a condutores, pedestres e também no comércio do Centro da cidade e empresas em vários bairros. Tudo visando um Carnaval mais seguro para todos. 

Antecipando os festejos do Carnaval, a campanha “Planejar é Proteger” vem sendo realizada durante toda a semana pela Subsecretaria de Educação no Trânsito. O objetivo é passar aos foliões e condutores em geral conceitos para a direção responsável nas estradas, que incluem dicas de planejamento para o antes, durante e a volta da viagem.

- A aceitação por parte da população foi muito boa, mesmo com algumas delas se mostrando mais tímidas por ser uma campanha que envolve a saúde também. Mas eles compareceram em massa, se informaram e, o mais importante, é que se conseguimos sensibiliza-los para estes temas, já estaremos salvando vidas, por meio de um trânsito mais seguro e da prevenção de doenças - disse a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.

A campanha “Planejar é Proteger” é mais uma das atividades com o selo "Trânsito Amigo – Eu curto", criado pela Secretaria de Mobilidade Urbana para tratar sobre diversos temas ligados à segurança viária e a gentileza no trânsito. E a as ações no Trânsito e a distribuição de material pelos agentes continua até esta sexta-feira (28).

Saúde – A Secretaria de Saúde, por meio da parceria entre a Coordenadoria do Programa DST/Aids, e Coordenadoria de Enfermagem e o Grupo Técnico da Violência no Trânsito da Vigilância e Saúde, também fez um balanço positivo das ações voltadas ao Carnaval. Na estrutura na Praça Veríssimo de Melo, foi realizada a distribuição de material educativo, com a entrega de preservativos, leques e panfletos informativos, além de orientação sobre a importância da prevenção com relação ao HIV, hepatites virais, cífilis, HPV, além de outras doenças sexualmente transmissíveis. 

A diretora técnica do Centro de Aconselhamento e Testagem do Programa DST/Aids, Isabel Alves, reforça a importância das ações de prevenção, considerando que o período de Carnaval é o que as pessoas ficam mais expostas ao consumo de álcool e drogas. No entanto, ela também lembra a importância de se realizar os exames para detecção de doenças, em especial após o período de folia. “Além da prevenção no Carnaval, queremos enfatizar a importância dos testes para identificar doenças como HIV, hepatite viral e cífilis para quem se descuidou. No caso do teste de HIV, é importante que se aguarde ainda o período mínimo de 30 dias da janela imunológica para a realização do exame”, explicou.

O agendamento de testes pode ser realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones 2796-1704 e 2796-1234. O atendimento do Programa DST/Aids funciona no seguinte endereço: Rua Velho Campos, nº 354, no Centro.

Outro tema enfatizado pelo Grupo Técnico da Violência no Trânsito da Vigilância e Saúde foi a importância da informação para a diminuição dos acidentes ligados as causas externas. “Recebemos pessoas de várias idades, de ambos os sexos, e a nossa missão maior na promoção da saúde é informar para a prevenção das DST’s e da morbidade e mortalidade pelas causas externas, que incluem a violência no trânsito, urbana e sexual”, pontuou Rossana Pereira, coordenadora do GT da Violência no Trânsito.

Aprovação – A população aprovou a ação em conjunto realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Saúde. É o caso de Aline Gravina. “Acho que trata-se de uma ação ótima e muito válida, pois trata de assuntos que não são bobeira. Esta campanha é muito importante, já que leva a informação e materiais de prevenção aos interessados”, falou.

O vigilante Washington Saldanha também ressaltou a importância das ações de prevenção. “É uma ação muito importante para a população, já que na cidade há muitas pessoas que não consideram a gravidade de todos os temas que estão sendo tratados, como a importância do cuidado no trânsito, formas de prevenção e tratamento de doenças, enfim, de vida e saúde”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário