quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014




Carnaval: estrutura busca garantir diversão, conforto e segurança

27/02/2014 09h28 - Jornalista: Tatiana Gama
Para garantir diversão, conforto e segurança aos foliões, a Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), intensifica os trabalhos de estrutura do Carnaval 2014, que acontecerá na Cidade do Samba, localizada na Linha Verde, e em outros 16 pontos do município, incluindo a região serrana. Tudo estará pronto nesta sexta-feira (28) e diversos órgãos do governo estão envolvidos no evento. A festa começa no sábado (1°) e prossegue até terça-feira (4). 

Na Cidade do Samba, o público poderá contar com cinco blocos de arquibancadas com capacidade para até 4500 pessoas, além de 24 tendas de alimentação e dois postos médicos. Também foram montados três barracões de 60 x 20 metros, que irão atender as escolas de samba do município. 

O espaço terá ainda 12 camarotes, destinados à Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), prefeitura e entidades carnavalescas. O estacionamento é gratuito. Estarão disponíveis 70 banheiros comuns, quatro especiais e 12 cabides individuais para a comissão de jurados. 

Com o objetivo de agilizar os trabalhos, alinhar todas as decisões e facilitar a comunicação, a Fesportur montou uma base itinerante da Fundação na Cidade do Samba. A ideia é melhorar a logística para integrantes das escolas de samba, blocos e bois pintadinhos. Cerca de 20 profissionais estão evolvidos na organização. 



Segurança, trânsito e Limpeza 

A segurança, trânsito e limpeza do ambiente também são questões fundamentais para a folia sair comqualidade. Para isso, a Guarda Municipal disponibilizará um efetivo de 91 guardas municipais, divididos entre Linha Verde (40), Imbetiba (15), Cavaleiros (20), região serrana (16 guardas ambientais). 

Polícia Militar colocará nas ruas de Macaé, diariamente, 100 policiais militares durante a folia. E para organizar o trânsito, a Mobilidade Urbana estará com 60 agentes nas vias públicas. A equipe da Secretaria de Limpeza Pública terá 425 pessoas entre agentes de varrição e limpeza. Também haverá 130 profissionais na coleta de lixo e 12 caminhões. 



Programação em diversas áreas da cidade

O Carnaval 2014 terá uma programação especial no município. Na Cidade do Samba, acontecerão os desfiles dos bois pintadinhos no sábado (1°), a partir das 21h. A apuração desse grupo será no domingo (2), às 10h. Neste mesmo dia, acontecerão os desfiles das escolas de samba do grupo 1 (Acesso). A primeira a entrar na avenida será Castelo Imperial (21h50 até 22h40). Em seguida, as apresentações, que terão tempo de 50 minutos, prosseguem com Unidos do Barreto (22h40 até 23h30), Arco Íris (23h30 até 0h20), Unidos da Vila (0h20 até 1h10), União do Miramar (1h10 até 2h), Foliões das Malvinas (2h até 2h50). 

O último dia de desfile será na segunda-feira (3). Na grande noite passam pela Cidade do Samba, as escolas do grupo Especial com tempo de desfile de uma hora e dez minutos. Pulo do Gato é a primeira (21h50 até 23h), seguida por Princesinha do Atlântico (23h até 0h10), Acadêmicos do Lagomar (0h10 até 1h20), Unidos dos Bairros (1h20 até 2h30), Acadêmicos da Aroeira (2h30 até 3h40) e Império da Barra (3h40 até 4h50). 

A folia também acontecerá nos bairros e na região serrana. De sábado (1°) à terça-feira (4), haverá apresentações de bandas locais na Lagoa (matinê), das 17h até 1h, Cavaleiros (Avenida Atlântica), das 15h às 2h, Novo Cavaleiros, das 17h até 1h, Imbetiba, das 7h às 2h, Visconde, Aroeira, Barra, Bar do Coco, Aeroporto, Lagomar, Córrego do Ouro, Glicério, Frade, Sana, Bicuda Grande e Bicuda Pequena. Nestes últimos, os shows acontecem das 20h às 3h. 



Saúde terá esquema especial 

A Secretaria de Saúde de Macaé reforça atendimento durante os quatro dias de Carnaval. Serão aproximadamente 200 profissionais espalhados nos 17 pontos de folia. Na Cidade do Samba, são dois postos de saúde, localizados próximo ao palanque e a dispersão. Cada um medirá 32 metros quadrados e com capacidade para quatro leitos. Todos os dias, serão mais de 40 profissionais de plantão durante os desfiles. A equipe contará ainda com quatro ambulâncias, sendo duas UTIs e duas simples.

Outro ponto de grande concentração é a Praia do Coco, próximo ao trevo de acesso ao bairro Aeroporto. Será montado um posto de 32 metros quadrados com quatro leitos, além de duas ambulâncias UTIs e uma simples. São 30 profissionais de plantão, diariamente. Nos demais pontos de shows como Lagoa, Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Imbetiba, Visconde, Aroeira, Barra, Aeroporto e Lagomar, serão colocadas ambulâncias com equipe médica para atender qualquer ocorrência. Já nos distritos da região serrana, a Secretaria de Saúde irá reforçar a equipe, disponibilizando ambulâncias para as localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário