sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014




Arena do Fest Verão recebe crianças do Pides

28/02/2014 08h40 - Jornalista: Thales Coutinho
Utilizando a arena montada para as competições do Fest Verão, o Programa de Iniciação do Desenvolvimento Esportivo (Pides), realizado pela Prefeitura de Macaé e Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), acontece nas areias da Praia Campista. Ao todo, o maior programa esportivo do município é desenvolvido em 27 polos, com crianças de 7 a 17 anos, nas modalidades futebol, futsal, handball, basquete e vôlei. 

Segundo o coordenador do programa, Fernando Gama, esta iniciativa visa diversificar o ambiente para a prática esportiva. “Essas crianças já participam do Pides em suas respectivas comunidades, mas nosso objetivo é trazê-los para a praia e oferecer um ambiente diferente e agradável. Para isso, oferecemos o transporte e toda estrutura necessária, como material esportivo, bolas, redes, uniformes, lanche, além de professores qualificados”, informou Gama.

O Pides vem realizando um revezamento dos polos para as atividades na arena da Praia Campista na parte da manhã e tarde. Nesta quinta-feira (28), estiveram presentes os alunos do Morro de São Jorge e Malvinas. Acompanhando o programa, Paulo de Matos, o Paulinho, presidente da Associação de Moradores do Morro de São Jorge, destacou a importância desta iniciativa.

- Vocês não fazem ideia de como esta iniciativa é válida. Para muitos, fazer uma atividade esportiva na praia pode não ser nada, mas para essas crianças é fascinante, pois não faz parte da rotina delas. Elas me perguntam diariamente quando será o Pides na praia e se mostram ansiosas. É gratificante vermos atitudes como essas que ajudam as crianças serem crianças, disse Paulinho.

Para Lucas Fidelis, 15 anos, fã de Neymar, participar do Pides é motivo de alegria. “Já participo do programa há um bom tempo e gosto muito das atividades, especialmente de jogar futebol. Poder brincar com meus amigos na praia é ainda melhor pois fica mais divertido”, disse o aluno e morador do Morro de São Jorge.

Para o professor Cláudio Márcio, o Cacau, levar as crianças para a praia é uma oportunidade para que elas vivam uma outra realidade. “Sabemos da realidade das comunidades mais carentes e das dificuldades vividas. O Pides na praia, mais que um momento de alegria e diversão para essas crianças é uma forma de mudar a perspectiva delas. Não podemos nunca subestimar o valor do ato de brincar, especialmente para quem vive em áreas de risco”, declarou Cacau.

As inscrições para o programa acontecem nos bairros, nos próprios núcleos e, atualmente, os polos são os seguintes: Sana, Cabeceira do Sana, Frade, Glicério, Trapiche, Córrego D`Ouro, Bicuda Grande, Lagomar, Barra I, Fronteira, Aeroporto I, Aeroporto II, Jardim Santo Antônio, Morro São Jorge, Botafogo, Malvinas, Washington Luiz, Imbetiba, Visconde, Praia Campista, Parque da Cidade, Mirante da Lagoa, Glória, Novo Cavaleiros, Cavaleiros, São Marcos e Campo D´ Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário