quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014




Reunião de revisão do Plano Diretor apresenta diagnóstico social

26/02/2014 18h21 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão
A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (26)
Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de revisão do Plano Diretor, foi realizada na tarde desta quarta-feira (26), no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (CEALO), uma reunião para apresentar o diagnóstico social elaborados pelas Secretarias de Ambiente e Ordem Pública. 


De acordo com informações da gerente do Plano Diretor, Darana Azevedo, a apresentação foi realizada com o objetivo principal de levar aos participantes embasamento técnico sobre cada área.

- As discussões serão por meio das câmaras temáticas com os temas: meio ambiente, mobilidade urbana, cultura, habitação, uso e ocupação do solo, gestão democrática e saneamento. Os trabalhos envolvem ao todo 100 técnicos e ainda contarão com a participação popular -, explicou a gerente.

O secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg, falou durante o encontro sobre a história do canal Campos-Macaé, sugerindo que o local possa ser utilizado como roteiro turístico do município.

Ele falou também sobre os principais ecossistemas de Macaé, destacando a vegetação Restinga, comum nas orlas; Lagoa de Imboassica e do mangue, localizado na Ilha Leocádia.

Guilherme apresentou o organograma da Secretaria de Ambiente e pontuou as principais açõesrealizadas pela pasta no ano de 2013.

- Conseguimos organizar a secretaria dando agilidade aos processos, o habite-se ambiental é emitido com três a cinco dias úteis. Além disso, temos a atuação dos fiscais e de outras frentes de trabalho, como, por exemplo, o recolhimento de pneus que chega ao volume de 28 toneladas de pneus por semana -, destacou.

A apresentação da Secretaria de Ambiente também contou com a participação do coordenador de Geoprocessamento, Carlos Jerônimo, que destacou o trabalho para abastecer uma base de dados espaciais.

- Com esses dados, será possível realizar o zoneamento técnico ambiental e sabermos informações como se o solo analisado tem rede de esgoto, se existem áreas alagadas, assoreadas, entre outras questões importantes para traçar o mapa do uso e ocupação do solo -, explicou.

A subsecretária de Ambiente, Maria Inês Paes, falou, durante o encontro, sobre as Unidades de Conservação do Município, ressaltando a importância do trabalho de regulamentá-las por meio de leis. 

Segurança Pública 
O secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, apresentou durante a reunião de revisão do Plano Diretor, as definições de Segurança Pública e Ordem Pública. Ele destacou o Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

- O nosso objetivo é promover ações de ordenamento e preventivas. Nós somos um órgão de apoio direto -, disse.

Na terceira etapa dos trabalhos de revisão do Plano Diretor serão formuladas as propostas com a participação da sociedade civil organizada. Já na quarta etapa serão realizadas as audiências públicas.
FOTOS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário