DIA NACIONAL DO HOMEM SERÁ MARCADO COM VASTA PROGRAMAÇÃO EM QUISSAMÃ
ATIVIDADES EDUCATIVAS OCORRERÃO DURANTE TODO O MÊS DE JULHO EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE
Os eventos visam promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do município, contribuindo para a redução da mortalidade através do enfrentamento racional de fatores de risco e facilitando o acesso às ações educativas voltadas a esta população. A prática de atividade física regular, controle de peso e da pressão arterial, boa ingestão de líquidos diária e sono de pelo menos 7 a 8 horas ao dia são muito importantes na manutenção da saúde e prevenção de doenças.
A Enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, Ana Margarida Marques, falou sobre a relevância da data. “O Dia Nacional do Homem reforça a importância da conscientização sobre a prevenção de doenças por meio de exames e consultas periódicas aos médicos, principalmente ao urologista. Temos que chamar atenção para saúde masculina, pois a cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são do sexo masculino”, afirmou.
Ainda existe preconceito em relação ao exame de próstata, mas nas últimas décadas foi observado uma mudança de comportamento. Os homens estão se interessando cada vez mais em prevenir o problema. Essa barreira será completamente transposta com medidas educativas de esclarecimento junto à população, mostrando que tal exame é simples, rápido, muito bem tolerado e, sem dúvida, a maior arma na luta contra este câncer, que ocupa os primeiros lugares em termos de incidência e mortalidade.
“Aspectos culturais, como vergonha, preconceito e até mesmo desconhecimento sobre atitudes preventivas, colaboram para que o homem deixe de procurar o urologista em consultas de rotina. Felizmente as coisas têm mudado. É cada vez maior o número de pacientes que buscam por avaliações rotineiras”, complementou Ana Margarida.
O homem deve frequentar o consultório do urologista a partir dos 45 anos. Aqueles que possuem familiares diretos que sofrem ou já sofreram do câncer de próstata, devem começar a frequentar o consultório urológico mais cedo, por volta dos 40 anos de idade. Devem ser realizados nas visitas anuais exames de função renal, diabetes, urina, toque retal e de PSA, que é o marcador mais importante do câncer de próstata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário