segunda-feira, 6 de julho de 2015

Distrito de Mosqueiro celebra 120 anos com programação especial

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 06/07/2015 16:51

  • / ANIVERSÁRIO / 06/07/2015 16:51

    Mosqueiro completa 120 anos e recebe programação especial


Quem não tem uma história para contar sobre um momento que viveu na ilha de Mosqueiro? Quem não se lembra dos carnavais que arrastavam centenas de foliões pelas principais avenidas do distrito? E dos momentos em que, na infância, se reunia cedo com a família na Praça Matriz, para tomar um belo café da manhã acompanhado da tradicional tapioca? A dona de casa Rose Soares, moradora do bairro do Telégrafo, em Belém, viveu todos esses momentos, e vive até hoje. Sempre que pode, nas férias principalmente, ela sai do bairro do Telégrafo, em Belém, com toda a família e aproveita dias de descanso na ilha. Apaixonada pela região, a dona de casa aproveitou a manhã desta segunda-feira, 6, para prestigiar a celebração de aniversário de 120 anos do distrito de Mosqueiro.
“Vim como minha família no último final de semana já para aproveitar as férias escolares, assim como em todos os anos, e fiz questão de estar hoje aqui na praça para comemorar o aniversário desse lugar que tanto amo”, comentou Rose, que estava acompanhada da filha Fátima Camile Soares, de 9 anos. A pequena, inclusive, foi a primeira a pegar o pedaço do bolo de 5 metros, preparado especialmente para a programação de aniversário.
Entre as autoridades presentes no evento, que ocorreu na Praça Matriz, estiveram a vice-prefeita de Belém, Karla Martins, o agente distrital de Mosqueiro, Gilberto Nascimento, e o vereador Professor Elias, que no ato representou a Câmara Municipal de Belém (CMB).
A programação de aniversário iniciou com os discursos das autoridades convidadas, seguida do “Parabéns a você” executado pela banda da Guarda Municipal de Belém. Após o corte e distribuição do bolo, fabricado por uma panificadora local, houve a apresentação de grupos folclóricos. O público que prestigiou a festa teve a oportunidade, ainda, de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre o vírus da Dengue e Chikungunya. Equipes do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS) fizeram a distribuição de informativos e explicaram sobre os sintomas e modos de prevenção contra a proliferação do vírus.
As crianças levadas pelos pais para acompanhar a programação, se divertiram nas atividades recreativas organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Karla Martins, vice-prefeita da capital, saudou toda a população de Mosqueiro e parabenizou a ilha pelos seus 120 anos.  “A ilha de Mosqueiro é referência em nosso turismo, por isso, cada vez mais a Prefeitura de Belém, através da administração do prefeito Zenaldo Coutinho, vem trabalhando para o desenvolvimento da região”, disse Karla. “Mosqueiro teve um grande aparato de obras estruturais nos últimos meses, obras importantes e significativas, como na área da educação, saúde, esporte e lazer. Acima de tudo, observamos a intensa ação na pavimentação e drenagem nas ruas da região”, completou a vice-prefeita, que reiterou o compromisso de passado o período de inverno da Região Metropolitana, oferecer mais infraestrutura para o distrito, através da pavimentação de vias.
De acordo com o agente distrital de Mosqueiro, Gilberto Nascimento, o turismo em Mosqueiro está voltando a ser como era antes. Cada vez mais pessoas frequentam e aproveitam as praias da ilha. Exemplo disto foi o número de pessoas registrado no primeiro final de semana das férias escolares, quando cerca de 60 mil pessoas estiveram na região. “A expectativa é que esse número aumente a cada final de semana”, acrescentou o agente distrital.
Com 17 km de água doce, o distrito é um dos destinos preferidos dos paraenses, principalmente no mês de julho, já que fica a pouco mais de 70 km de Belém. O intenso movimento de turistas, também já era esperado pela dona Rosinete dos Santos, de 50 anos. Há 30 anos ela vende tapioca na Praça Matriz. É do trabalho que ela tira o sustento de toda a família, e o mês de julho é o mais aguardado por todos durante o ano. “Aqui no meu espaço, graças a Deus, o movimento é sempre bom, mas no mês de julho, com a vinda dos veranistas para cá, as vendas crescem e aumenta minha renda familiar”, conta a tapioqueira.
Na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, a bucólica, como também é conhecida a ilha, que tem uma população aproximada de 50.000 habitantes, vem recebendo investimentos nas áreas do saneamento, saúde, educação e lazer. Como foi dito pela vice-prefeita, Karla Martins, a atual administração vem trabalhando intensivamente para a melhora da infraestrutura da região.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Tássia Barros - Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário