segunda-feira, 6 de julho de 2015

Educação inclusiva se destaca na rede municipal

06/07/2015 11:26:00 - Jornalista: Joice Trindade
Duas crianças brincando com brinquedos educativos.
Foto: Mauricio Porão e Moisés Bruno
Cerca de 430 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado
Educação inclusiva. Este tem sido um dos princípios seguidos pelo ensino em Macaé. Cerca de 430 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). O município também conta com 45 salas de recursos multifuncionais em unidades contempladas pelo programa Escola Acessível, do Governo Federal, além de professores de braile, libras e intérpretes. Os educadores ainda participam de cursos para fortalecer a atuação em práticas que atendem à diversidade.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Macaé assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, esta é a prova que a pasta está indo pelo caminho certo. “Este trabalho conta com o empenho de uma equipe integrada. Estamos investindo na inclusão e na qualificação dos nossos profissionais", disse.

Formação - Um dos cursos de formação oferecido é “O saber e o fazer no apoio aos alunos com deficiência”, direcionado para auxiliares de serviços escolares. As inscrições estão abertas até o dia 4 de agosto, pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br ou na sala 220 da Secretaria de Educação.

Já o curso básico de Libras (módulo I e II) também está com inscrições abertas até o dia 2 de agosto e tem a proposta de levar conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, Cultura e Identidade Surda. A formação é alvo de elogios como da professora da Escola Municipal de Educação Infantil Emilson de Jesus Machado, Viviane Menezes. "Gosto muito do curso, pois está enriquecendo minha atuação na sala de recursos. Tenho uma aluna surda e estou muito satisfeita e aprendendo muito. Vou fazer questão de fazer parte do módulo II, no segundo semestre”, falou a educadora.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da rede municipal, Regina Signe, o município trabalha para oferecer educação de qualidade com igualdade para todos. “Estamos trabalhando para continuar cumprindo as Políticas Públicas direcionadas à Educação Especial”, disse, ao lembrar que no segundo semestre o ensino vai realizar o Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva.

Polos - O município se destaca com atendimento inclusivo em unidades consideradas polos. São elas: Lions (Bairro da Glória) e Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar).

Outras unidades contempladas pelo programa Escola Acessível, do Governo Federal, que visa adequar os espaços físicos em prol da acessibilidade são: Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa); Ciep Municipalizado Maringá (Campo D´oeste); Letícia Peçanha de Aguiar (Novo Cavaleiros); Eda Moreira Daflon (Imbetiba); Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores (Aroeira); Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) e Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marly Vasconcelos Lemos (Botafogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário