Grupo da Mobilidade participa da apresentação do documentário 'Bikes vs. Carros'
01/07/2015 17:43:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Objetivo foi incentivar o debate
O filme do diretor sueco Fredrik Gertten foi lançado no Brasil em junho e já foi apresentado nas principais capitais do país. Nele, são abordados temas ligados não só a disputa por espaço, mas como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades, tendo a bicicleta um importante papel para a mudança deste cenário.
– Muitas vezes quando a pessoa está ao volante, esquece que também é pedestre ou ciclista em algum momento. E Macaé é uma cidade que passa por problemas comuns a grandes capitais, como congestionamentos e violência no trânsito. Mas usando de forma adequada a bicicleta e os outros meios de transporte podemos mudar a situação – disse o representante do “+ Ciclovias”, Mauro Lamin.
E o Brasil tem uma participação importante no documentário, que registra as transformações pelas quais a cidade de São Paulo tem passado para incentivar o uso das bicicletas. Além da capital paulista, a realidade em outras cidades pelo mundo também é abordada. É o caso de Los Angeles (EUA), que luta por mais espaços para bicicleta; Toronto (Canadá), onde o governo está eliminando algumas das ciclovias existentes e Copenhague (Dinamarca), que é uma referência internacional em mobilidade por bicicleta, mas que também não deixa de ter conflitos por espaço.
Macaé –Assim como cidades retratadas no documentário “Bikes vs. Carros”, Macaé também vive um momento de incentivo a políticas para o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e funcional. Prova disso é o Sistema Cicloviário, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana. Sendo assim, logo após a apresentação do filme, o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, participou de um debate sobre os projetos e ações que estão em elaboração para o município.
- O Sistema Cicloviário é uma das principais partes do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé. E há um interesse muito grande de que este planejamento se torne realidade no município. Não só por ser algo saudável, mas por se cumprir o que é determinado pela política federal de mobilidade urbana, que prioriza o transporte não motorizado. Votamos 15 rotas em audiência pública e todas elas foram aprovadas. E queremos começar a implantar estas ciclovias e ciclofaixas tão logo seja possível – afirmou o secretário.
Além dos representantes da Mobilidade Urbana e do grupo “+ Ciclovias”, participaram da exibição documentário “Bikes vs. Carros” o vereador Luciano Diniz, representando o Legislativo; alunos e professores do projeto “Bike Carolina”, do Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin; representantes do grupo de ciclistas “Macaé Pedal” e do Sindicato dos Ferroviários, além do público em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário