quinta-feira, 2 de julho de 2015

Obama cita presidenta Dilma ao anunciar reabertura de embaixada americana em Cuba

Finalmente, estamos trabalhando juntos para defender a democracia e os direitos humanos em toda a América Latina.
“Líderes em todas as Américas manifestaram apoio a nossa mudança de política. Vocês ouviram esse apoio expresso pela presidenta Dilma Rousseff”. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que líderes “de todas as américas”manifestaram apoio à mudança da política norte-americana em relação a Cuba. No próximo dia 20 de julho, deverão ser reabertas as embaixadas em Washington e Havana, um passo importante na retomada das relações entre os dois países.
Ele destacou a presidenta Dilma Rousseff, que esteve nesta semana nos EUA. “Desde dezembro, já víamos enorme entusiasmo por esta nova abordagem. Vocês ouviram esse apoio expresso pela presidenta Dilma Rousseff ontem [dia 30]. Pesquisas de opinião pública em ambos os nossos países mostram amplo apoio a este compromisso”, disse Obama nesta quarta-feira, (1º), em pronunciamento na Casa Branca.
Na ocasião, o presidente Barack Obama afirmou que Cuba e Estados Unidos não devem ficar prisioneiros do passado. “Um cubano disse: ‘Eu me preparei para isso a minha vida inteira.’. Outro disse que ‘isto é como um injeção de oxigênio.’ Um professor cubano descreveu [a reabertura] de forma muito simples: ‘Somos vizinhos. Agora podemos ser amigos.’ .
Na terça-feira (30), durante a visita da presidenta Dilma aos Estados Unidos, Obama declarou à imprensa: “Finalmente, estamos trabalhando juntos para defender a democracia e os direitos humanos em toda a América Latina. Aprecio muito o forte apoio da presidenta Dilma Rousseff e do Brasil à nossa nova abertura com relação a Cuba. Eu atualizei Dilma sobre o nosso progresso, incluindo nosso trabalho para abrir embaixadas em Havana e Washington. E acredito que a liderança do Brasil na região, bem como sua própria jornada na direção da democracia e da economia de mercado, podem torná-lo um importante parceiro à medida que trabalhamos para criar mais oportunidades e prosperidade para o povo cubano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário