Queda no repasse dos royalties faz município cancelar grandes festas municipais
Alternativa para o Poder Executivo é ainda tentar captar recursos por meio de leis de incentivo para a realização dos principais eventos
A forte queda no repasse dos royalties em Casimiro de Abreu, que neste ano deve chegar a R$ 70 milhões, fez com que o Poder Executivo cancelasse as festas e eventos de lazer do calendário oficial do município. A exceção são algumas realizações da Fundação Cultural. A crise regional já fez com que outras cidades tomassem a mesma iniciativa. A intenção é manter os serviços necessários para a população nas áreas da educação, saúde, segurança e continuar as obras que estão em andamento.
"O momento de crise financeira não é adequado para a realização de festas vultuosas e sim de tomarmos medidas para equilibrar as contas. Por meio de estudos, percebemos que não temos como investir em grandiosos eventos neste período. Preferimos dar continuidade as políticas públicas sociais que vão refletir diretamente na qualidade de vida dos nossos munícipes", disse o prefeito Antônio Marcos.
Depois da aprovação pela Câmara Municipal da modificação na lei que institui o calendário oficial de festas, o cancelamento das festividades será feito por meio de decreto municipal. "Mesmo assim ainda estamos buscando uma alternativa para reverter esta situação captando recursos por meio de leis de incentivo para a realização do Festival de Crustáceos e o aniversário da cidade", completou o secretário de Turismo, Oscar Pires Junior.
CULTURA - Até o mês de julho estão mantidos os eventos programados pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu. De acordo com o presidente da autarquia, Gustavo Marchiori, existe a expectativa de realização de outros eventos no segundo semestre de 2015, no entanto, estudos de viabilidade têm sido feitos por conta na redução do repasse dos royalties para o município.
"Conversamos com o prefeito para ver possibilidade de darmos continuidade aos eventos culturais que já são referências na região como o Encontro de Folclore e Encontro de Poetas de Casimiro de Abreu (EPOCABREU), inclusive por representarem baixo custo e grande importância para a cultura local. Ele autorizou a realização, mas pediu que acompanhássemos a situação econômica do município, por isso, ainda não podemos confirmá-los. Também estamos tentando captar recursos em instituições federais como no edital do Patrocínio de Eventos Culturais, do BNDES", explicou o presidente da Fundação.
MEDIDAS - Desde que percebeu a queda nos repasses dos royalties, a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem tomado medidas responsáveis para evitar que o município fique no vermelho. Assim, o Poder Executivo reduziu o orçamento por meio de ações como revisão dos contratos e dos orçamentos das Secretarias, demissão de servidores públicos e diminuição do horário de expediente.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário