segunda-feira, 30 de maio de 2016

Alunos do Dolores Garcia Rodriguez participam da 'Escolinha de Trânsito'

30/05/2016 14:33:00 - Jornalista: Carlos Fernandes
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de agente da mobilidade ensinando crianças sobre trânsito em escola
Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Alunos percorrem circuito que simula as vias de uma cidade
Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (primeiro segmento) tiveram um dia de aprendizado diferente na semana passada. Isso porque a Mobilidade Urbana e a Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez formaram uma parceria que levou a "Escolinha de Trânsito" até a unidade de ensino, que está localizada no Mirante da Lagoa, para uma ação pedagógica fundamental na formação das crianças: a educação para o trânsito.
Durante a “Escolinha de Trânsito”, as crianças receberam orientações para que respeitem as regras de trânsito. O objetivo é, não só torná-las futuros condutores conscientes de sua responsabilidade para a preservação da vida no trânsito, mas, principalmente, torná-las multiplicadoras de informações sobre a necessidade da responsabilidade no trânsito.

- A 'Escolinha de Trânsito' é uma ação que consideramos das mais importantes, pois temos a chance de trabalhar a educação no trânsito ainda na infância, que é a fase em que os alunos mais guardam estes conceitos positivos. Desta forma, atuamos na prevenção e ajudamos na formação de cidadãos mais conscientes – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Estes alunos percorreram um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Tudo no pátio da escola. E por meio dele, aprenderam o seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas. Ao final da apresentação, os alunos receberam um material educativo, a cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”, para reforço dos conceitos trabalhados em sala de aula.

- O conhecimento sobre o trânsito não pode ser algo distante para a criança. E falar sobre o tema com elas é uma questão de cidadania, pois assim as conscientizamos sobre a necessidade do respeito e formamos condutores mais responsáveis para o futuro – pontuou a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.

Aprovação – A parceria entre a Mobilidade Urbana e Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez foi tão positiva, que a unidade de ensino pretende que a ação se insira aos projetos da escola, sendo realizada de forma periódica no calendário letivo.

- Esta parceria com a Mobilidade é importante, pois acreditamos que este é um exemplo de cidadania. É importante trabalhar com as crianças os cuidados que se deve ter. Abordamos este tema no ano passado como uma iniciativa da escola e este ano formamos esta parceria com a Mobilidade, que, espero, possa ser inserida daqui para frente nos projetos da escola, sendo realizada, pelo menos, uma vez ao ano – afirma a diretora Luiza Sodré.

Contatos - Os interessados em agendar a realização de palestras da “Escolinha de Trânsito” podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881

Nenhum comentário:

Postar um comentário