segunda-feira, 30 de maio de 2016

Lei Rubem Braga: livro apresenta as primeiras fotos tiradas no Espírito Santo

Publicada em 30/05/2016, às 18h29

Imagem divulgação
Fazenda Santo Antonio do Muqui, do Barão de Itapemirim
Fazenda Santo Antônio do Muqui, do Barão de Itapemirim. Nada restou desse local, que se assemelhava a um castelo medieval
Imagem divulgação
Rancho do engenheiro e agrimensor Amélio Pralon, na Colônia de Santa Leopoldina
Rancho do engenheiro Amélio Pralon na Colônia de Santa Leopoldina. Esta é a única entre as 16 imagens onde está presente o elemento humano
Com os smartphones e as famosas selfies, a fotografia virou moda e entrou no cotidiano de boa parte das pessoas. Mas você sabe quando foram produzidas as primeiras fotografias do Espírito Santo? O livro “Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo”, do pesquisador e jornalista Cilmar Franceschetto, que será lançado nesta quarta-feira (1º), no Museu Vale, responde a essa pergunta.
A obra traz as reproduções das primeiras fotografias feitas no Espírito Santo e apresenta o resultado de uma ampla pesquisa, com 16 imagens produzidas entre setembro e outubro de 1860, pelo fotógrafo francês Victor Frond, que foi contratado pelo Imperador Pedro II para registrar Vitória e as colônias de imigrantes no interior do Espírito Santo.
As imagens foram produzidas para a publicação “Brazil Pittoresco”, primeiro livro de fotografia da América Latina, e até 2004 não tinham identificação de autoria, o que foi feito a partir da pesquisa de Franceschetto, que teve o primeiro contato com as fotos em 1996, em visita à Biblioteca Nacional. São raros os originais de Victor Frond, no Brasil e no mundo, e as fotos do Espírito Santo são o maior conjunto de imagens reconhecidas do fotógrafo no mundo.

Livro

A publicação é dividida em duas partes. A primeira apresenta uma pequena biografia dos viajantes, contextualizando a província capixaba no ano de 1860 e, entre outros fatos, o papel de D. Pedro II e do fotógrafo Victor Frond durante a itinerância fotográfica pelo Espírito Santo.
Na segunda parte, o autor desenvolve uma narrativa, no gênero romance histórico, na qual faz um exercício de imaginação a partir de documentos, mapas e jornais publicados na época; além dos relatos de viagens de Dom Pedro II e do barão suíço Johann Jakob von Tschudi, que também visitou a província em 1860.
Além dos textos e fotos, o livro é ilustrado com infográficos e mapas que demonstram a localização geográfica atual do local onde foram registradas as imagens. O autor também descreve o local em que o fotógrafo montou sua câmera para fazer os registros e descreve as técnicas, os equipamentos, os produtos químicos, entre outros itens usados pelo francês.

Lei Rubem Braga

O livro “Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo” conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.
Serviço
Lançamento do livro “Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo” de Cilmar Franceschetto
Quando: quarta-feira (1º), às 19 horas
Onde: Museu Vale - Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n - Argolas - Vila Velha
Preço do livro: R$ 30,00
Aberto ao público
Imagem divulgação
Estabelecimento comercial do colono hamburguês, Carl Vicke
Estabelecimento comercial do colono hamburguês Carl Vicke. Ao fundo, observa-se a casa do colono Jacob Gehardt (sogro de Vicke)
Imagem divulgação
Entrada da baía de Vitória entre a pedra do Penedo e o Forte de São João
Entrada da baía de Vitória entre a pedra do Penedo e o Forte de São João


Informações à imprensa:

Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-8354/ 98818-4490
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário