terça-feira, 31 de maio de 2016

Conhecendo a Cidade Universitária recebe alunos de colégio da serra

31/05/2016 09:18:00 - Jornalista: Joici Hotz
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Alguns estudantes sentados na escada e outros em pé à frente da fachada da FUNEMAC
Foto: Divulgação
Faculdade municipal é uma das instituições visitadas
O projeto Conhecendo a Cidade Universitária recebeu alunos do Colégio Municipal Tarcísio Paes Figueiredo, da Bicuda Grande, na região serrana de Macaé, nesta segunda-feira (30). Eles foram recepcionados por representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e das Instituições de Ensino Superior (IES) do campus.
Os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino conheceram as dependências da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), o Laboratório Anatômico e o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte (Lapice), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estudante do 1º ano, Vitória Pires, 15 anos, pensava cursar medicina, mas, com a visita, conheceu outros cursos e já pensa em mudar de área.

- Ao conversar com a monitora no Laboratório Anatômico fiquei interessada pelo curso de Farmácia. A verdade é que ela me cativou e me mostrou que também posso entrar em uma universidade federal, basta estudar da mesma forma que ela fez -, ressaltou.

A Cidade Universitária possui um total de 18 cursos gratuitos, sendo Administração, Engenharia de Produção, Matemática (Licenciatura) e Sistemas de Informação na FeMASS; Administração, Ciências Contábeis e Direito na UFF; e Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Nutrição, Química (licenciatura e bacharelado) na UFRJ.

Para o diretor geral do colégio, Rodrigo Macedo, esta é a oportunidade dos alunos conhecerem o próximo caminho para a formação curricular.

- O projeto faz com que eles percebam que há a possibilidade de crescer nos estudos. Fazemos, junto à orientadora educacional, os testes vocacionais para direcioná-los e aqui eles podem conferir as graduações que a cidade oferece -, destacou.

O “Conhecendo a Cidade Universitária” é implementado pelo Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac. As ações acontecem o ano inteiro com visitas de escolas da cidade e de outros municípios cujos alunos têm a oportunidade de conhecer o campus de perto e tudo o que oferece. As escolas interessadas podem entrar em contato e agendar a sua visita pelo telefone 2796-2529.

A Cidade Universitária é gerida pela prefeitura, por meio da Funemac, e está situada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário