sábado, 28 de maio de 2016

Pré-Vestibular Social passa a integrar a Cidade Universitária

25/05/2016 16:16:00 - Jornalista: Waleska Freire e Joici Hotz
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da Cartilha da Cidade da Universitária
Foto: Bruno Campos
Novo espaço permitirá aos alunos convívio com mundo universitário e futuro ambiente acadêmico
Os cerca de 350 alunos do curso Pré-Vestibular Social agora estão estudando em novo endereço, no prédio da Cidade Universitária que abriga ainda o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
O novo espaço é fruto da parceria entre a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a Secretaria de Educação e a UFRJ, que cederam salas. Antes, os alunos estudavam na Escola Maria Isabel. A apresentação aos alunos do espaço foi feita durante o programa Conhecendo a Cidade Universitária, realizado na noite desta terça-feira (24).

Na oportunidade, os representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do campus apresentaram as graduações existentes e a forma de ingresso. Os alunos tiraram suas dúvidas sobre os 15 cursos oferecidos. Os estudantes agora terão mais contato com o mundo universitário, vivendo o dia a dia do ambiente acadêmico para que possam estar ainda mais certos do que desejam como carreira profissional.

A secretária de Educação, Marilena Garcia, destacou que a Cidade Universitária é um modelo único de interiorização das universidades no Brasil e que Macaé caminha para se consolidar como a cidade do conhecimento, inovação e saber. "A Macaé do conhecimento, a partir da Cidade Universitária, é um processo que só acelera nas próximas décadas", classificou.

O vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Carlos José Mattos de Andrade, ressaltou os ganhos que o município alcançou nos últimos anos. "Vale lembrar que, no passado, a cidade não tinha opções para graduação. Hoje, temos esse campus múltiplo que oferece riquezas para a construção diária do conhecimento. Se Macaé tem um farol, ele está aqui. Que vocês possam se preparar e chegar à universidade", aconselhou aos alunos.

A estudante Mariana Ferreira Chagas comemorou a ida do Pré-Vestibular para a Cidade Universitária. "Já me sinto aqui dentro da universidade. Estou mais motivada a prestar vestibular para Engenharia Mecânica", disse a ex-aluna da Escola Polivalente e do Colégio de Aplicação. Yvina Carneiro, 20, mora em Macaé há um ano e vai tentar uma vaga para o curso de Medicina. Ela se mudou de Friburgo devido às oportunidades que a cidade proporciona para entrar na universidade.

Suellem Souza está confiante que o curso será sua porta de entrada para o desejado ingresso ao Ensino Superior. "Sinto-me mais próxima do meu objetivo. A mudança do curso foi positiva porque podemos ver de perto como é a vida de um universitário. Recomendo o Pré-Vestibular Social porque alguns dos meus amigos que também fizeram o curso já estão nas universidades do campus", afirmou a estudante.

O coordenador do curso Pré-Vestibular, Reginaldo Moraes, disse que quando Macaé começou a investir em cursos superiores, surgiu a necessidade do Pré-Vestibular gratuito. "No primeiro ano, aprovamos 60 alunos nas faculdades e todo ano cerca de cem vão para as graduações. O resultado é um orgulho e um exemplo. Muitos ex-alunos estão no mercado de trabalho com ótimas colocações. Os cursos preparatórios particulares não aprovam um terço que o nosso, público", destacou.

As aulas do curso Pré-Vestibular gratuito continuam nos turnos da manhã (7h20 às 12h10) e tarde (13h20 às 18h) no bloco A da Cidade Universitária. Já o turno da noite (18h20 às 22h20) atende os alunos no bloco C, e a secretaria funciona no prédio da Funemac.

O curso é reconhecido no município por promover a inclusão de estudantes que não têm condições de pagar cursos particulares. Mesmo antes de iniciar as inscrições para o Enem, a equipe do Pré-Vestibular Social antecipou a preparação para a prova. Para isso, a equipe já organizou o simulado Enem, que será aplicado no mês de julho para verificar o nível de aprendizagem dos estudantes do preparatório. Haverá um simulado específico aos moldes do Enem no mês de outubro, com 180 questões e redação.

A preparação é oferecida a estudantes com Ensino Médio completo ou que estejam cursando o terceiro ano. Novas inscrições para o preparatório serão abertas em 2017, já que para esse ano está sendo utilizado o cadastro reserva das inscrições do ano letivo de 2016.

Conhecendo a Cidade Universitária - o programa é implementado pelo Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac. As ações acontecem o ano inteiro com visitas de escolas da cidade e de outros municípios cujos alunos têm a oportunidade de conhecer o campus de perto e tudo o que oferece. As escolas interessadas podem entrar em contato e agendar a sua visita pelo telefone 2796 2529.

Na próxima segunda-feira (30), será a vez dos alunos do Colégio Municipal Tarcísio Paes Figueiredo, da Bicuda Grande, na região serrana de Macaé, participarem do programa, a partir das 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário