sábado, 28 de maio de 2016

Cabo Frio comemora “Dia da Mata Atlântica” com projetos ambientaisCabo Frio comemora “Dia da Mata Atlântica” com projetos ambientais
Por Marianne Rodrigues em 27/05/2016
 Nesta sexta-feira (27), é comemorado o “Dia da Mata Atlântica” e a Prefeitura de Cabo Frio em ação com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) promovem diversas ações de preservação ambiental, não somente nesta data, mas com campanhas permanentes.


A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo. Somando fauna e flora abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, 849 de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.   
   
  Ela exerce importante papel como fornecedor de uma gama enorme de serviços ecossistêmicos para a sociedade, tais como: regulação do clima, abastecimento de água para a população, proteção de habitat para fauna e flora, manutenção de encostas e atenuamento de enchentes e disponibilidade de paisagens de grande beleza cênica.


Isso reforça a importância e a responsabilidade que Cabo Frio, como Município, tem com a Mata Atlântica, sendo à primeira cidade da Região dos Lagos a aprovar os Planos Municipais de Mata Atlântica, no Conselho Municipal de Meio Ambiente.


 A SEMA fiscaliza os resquícios da Mata Atlântica rica e investem em plantios nas áreas em que se localizam. E através de campanhas educacionais ambientais, abordam a importância que ela tem para o meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida, criando uma cultura de preservação ambiental e combatendo a exploração ilegal das árvores.


Outra ação desenvolvida pela Secretaria é a colocação de placas educativas com bobinas de sacolas plásticas em algumas praias da cidade, com o objetivo de minimizar a quantidade do microlixo deixado pelos banhistas na areia, e assim, orientando os moradores e visitantes a manterem as praias limpas, assim conservando a natureza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário