segunda-feira, 30 de maio de 2016

FMC realiza "Mutirão Cultural" no Pólo Fronteira

E-mailImprimir
polo da fronteira palhaçosA Fundação Macaé de Cultura (FMC) promoverá neste final de semana, 4 e 5 de Junho, o Mutirão Cultural, no bairro Fronteira, ocupando o espaço do pólo com realizações de atividades culturais durante  o dia de sábado, 4 (9h às 17h), e a manhã de domingo,5 (9h às 12h).
Trata-se de um projeto de fomento sociocultural e de intervenção urbana, onde a FMC leva a comunidade frutos do seu programa e atividades, além de parcerias e colaboradores. "É Cultura para todos os lados, união de várias vertentes num só espaço. Todos ganham com um projeto como o "Mutirão Cultural", vale conferir!" - Pontuou Tânia Jardim, presidente da FMC.
Nessa primeira edição, o projeto tem como objetivo ocupar o espaço do Pólo Fronteira (importante ferramenta cultural da cidade), utilizando os produtos artísticos locais e também oriundos dos programas da FMC, entre eles a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART), Escola Municipal de Dança (EmDança), pólos de cultura, pontos de culturas e demais parceiros, além de oferecer, no mesmo evento, serviços básicos de saúde, orientação sobre vagas de emprego e atividades esportivas.
Buscando identificar a demanda local e com isso atingir um público considerável, o "Mutirão Cultural" dividiu as atividades e intervenções de acordo com suas particularidades, tornando-se uma proposta de relevância para a localidade.
Segue a Programação do "Mutirão Cultural":
Sábado - 04/06
*9h - Banda Musical Secretária Municipal de Educação (SEMED) e Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé - AGETRAB : Beleza Itinerante, das 9h às 12h.
*10h - Exibição do filme Nupem - História da Fronteira, Oficina de Balagandã, Capoeira (Mestre Gabiru), Circuito de ginástica.
*11h - Fotodança (11h às !4), Dança de RUA, Grafite, Oficina de poesia (Jornalista, professor e poeta Gerson Dudus).
*13h - Lançamento Recicle Social.
*14h - AGETRAB - Beleza Itinerante, Dança de rua, Grafite, Oficina de trançado com folha de coqueiro, Aula pública de Ballet.
*15h - Lambaeróbica, aula pública de Jazz.
*16h -Contação de história - Grupo Historiarte.
*17h - Filme Lendas de Macaé - Bruno Azevedo do Solar dos Mellos.
Domingo - 05/06
*9h - Oficina de turbantes, Capoeira (Mestre Anu).
*10h - Oficina de poesia (Jornalista, professor e poeta Gerson Dudus), Oficina de Compostagem, Oficina de Catavento.
*11h - Escola Municipal Maria José Guedes (EMART), Dança de rua, Grafite.
*12h - Encerramento - Companhia Chirulito de Teatro.
Parcerias: Fesport, SEMED, SEMUSA, Selimp, AGETRAB, EMIP, Mobilidade Urbana.
Participações: Artistas plásticos, Artistas urbanos, Pontos de Cultura, Escolas de Dança, Produtores Culturais, UFF/Rio das Ostras (Curso de produção cultural), Cine Clube Macaba Doce, NUPEM/Núcleo Acadêmico de Áudio Visual).
Pólo Fronteira - Democratização da cultura uma das propostas do PóloO espaço tem aulas de danças, capoeira, grafite, percussão, contadores de história, teatro, leitura e artesanato, além de atividades físicas para os pais. 
O Polo conta com sete salas, sendo duas para danças com piso de madeira apropriado, espelho, barra e sonorização, além de copa, cozinha, cinco banheiros, tenda na área dos fundos, onde funcionarão também algumas atividades, e materiais de ginástica. Foi realizada uma reforma estrutural e administrativa em todas as instalações físicas para adequar às necessidades das atividades. Atende crianças e jovens entre diversas atividades, nos turnos da manhã e tarde, destinadas a crianças acima de cinco anos. 
A equipe é formada por servidores que já atuam na comunidade. O espaço tem parceria com a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) para as aulas de percussão. polo fronteira capoeira

O Polo de Cultura Fronteira fica localizado na Rua Manuel Marques Monteiro, 724, Fronteira.
 Mônica Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário