terça-feira, 31 de maio de 2016

Vias de Belém ganham “cinturão de flores”. Projeto da Prefeitura chega à avenida Nazaré.

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 31/05/2016 12:07

  • / “FLORIR BELÉM” / 31/05/2016 12:07

    Para a servente Waldirene dos Santos, o projeto é "maravilhoso": "Agora, todas as pessoas têm que tomar consciência de que é preciso cuidar, que não se deve arrancar as plantas ou pisar nelas".


A capital paraense está ficando mais bonita com o projeto “Florir Belém”. Com o objetivo de requalificar os logradouros públicos da cidade de Belém, os espaços estão recebendo novo paisagismo com espécies ornamentais.
Desta vez, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está implantando o projeto na avenida Nazaré, que está recebendo um “cinturão de flores”.
“Essa é uma nova etapa do ‘Florir Belém’ que está chegando às avenidas. O projeto se iniciou nas praças, canteiros e escolas, e agora está sendo expandido. Nessa etapa, será fechado um cinturão de flores. Esse é a apenas o primeiro circuito, com o qual queremos padronizar o paisagismo com flores, como prevê o nosso Plano Municipal de Arborização. A ideia é criar rotas mais floridas com plantas ornamentais, nas quais a população poderá conhecer flores locais e tropicais, tornando o passeio mais agradável”, explica o titular da Semma, Deryck Martins.
O “cinturão de flores” do projeto “Florir Belém” está sendo instalado na avenida Nazaré e seguirá para as avenidas Magalhães Barata, José Malcher, Assis de Vasconcelos e Presidente Vargas. A ideia é que depois o projeto continue se espalhando por toda Belém e para os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.
As plantas ornamentais estão sendo colocadas na gola das árvores que estão ao longo da via. Entre as espécies que estão sendo plantadas estão a palma de santa rita e o filodendro golden. O projeto começou na esquina das avenidas Nazaré e Assis de Vasconcelos e ao longo do mês chegará às outras vias.
A servente Waldirene dos Santos passava pela avenida Nazaré e ficou observando as plantas que estavam ao longo da via. “Eu trabalho aqui perto, então passo todos os dias por aqui. Posso afirmar com toda certeza que o projeto é maravilhoso e com certeza torna o nosso passeio mais agradável. Agora, todas as pessoas têm que tomar consciência de que é preciso cuidar, que não se deve arrancar as plantas ou pisar nelas. É dinheiro público que está sendo investido e precisamos valorizar”, afirmou.
Projeto - O primeiro logradouro a receber o “Florir Belém” foi a praça dos Estivadores, em janeiro deste ano. No local foram plantadas mais de 15 mil mudas de espécies ornamentais, como filodendro golden, ruellia, érica, vinca, dianela, copo de leite, alamanda, entre outras, além de 1.270 metros de grama. A praça dos Estivadores também recebeu oito árvores da espécie oitizeiro e seis palmeiras imperiais.
Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Eliza Forte
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário