sábado, 28 de maio de 2016

PMB lança publicação em homenagem aos 400 anos de Belém na Feira Pan-Amazônica do Livro

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/05/2016 14:54

  • / MINHA BELÉM / 26/05/2016 14:54

    Georgete Albuquerque, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas.


Um livro que conta a história de Belém, desde a fundação até a construção dos arranha-céus, será lançando pela Prefeitura de Belém no próximo dia 3 de junho, às 19h, durante a XX Feira Pan- Amazônica do Livro, no Centro de Convenções da Amazônia - Hangar.  A produção recebeu o nome de “Minha Belém: 400 anos” e faz parte do Projeto Conheça seu Município, da Secretaria Municipal de Educação.
A coordenadora do projeto, Maria de Nazaré Paes de Carvalho, explica como foi o processo de produção do livro. “Ele é uma narrativa com alguns personagens, entre escritores, professores e alunos, que ajudam a contar essa história. Não trata de um livro didático, é um livro infanto-juvenil que vai ser utilizado como mais um recurso dentro e fora da sala de aulas”, explicou.
O projeto Conheça o seu Município é desenvolvido na rede municipal de ensino desde o ano de 2015 e já proporcionou um intercâmbio cultural entre alunos da rede municipal e estudantes portugueses. O projeto tem o objetivo de explorar, com os alunos, as cidades homônimas entre o estado do Pará e Portugal, em seus mais variados aspectos e também estimular o conhecimento sobre educação patrimonial e cultural entre as cidades.
Entre os alunos que realizaram a viagem está a pequena Verônica Tavares, de 11 anos, que está muito feliz com o lançamento do livro. “É muito bom saber que outras pessoas vão poder aprender tudo aquilo que pude conhecer mais. Porque acabei sabendo mais sobre Belém antes de viajar, só assim poderia falar bem da minha cidade. Espero que quem leia esse livro viaje na história, como eu viajei”, disse a estudante.
Outros títulos ainda serão lançados no estande da Semec, durante o evento. Entre eles os livros "Belém Icoaraci em prosa e verso", da Escola Municipal Avertano Rocha e "Um peixinho que só queria fazer amigos", da Escola Terezinha Sousa.  A prefeitura de Belém participa da Feira do Livro com o tema  “Belém Município Leitor: 400 Anos de História” . No estande da Semec também haverá apresentações culturais e pedagógicas.
Programação Oficial
Além do estande, a Prefeitura, está com uma ampla participação na programação oficial da vigésima edição da feira,que começa nesta sexta-feira, 27 e termina no  próximo domingo, 5. Este ano ela traz o tema “Terra. O país de todos” ,homenageando a professora e escritora Amarílis Tupiassu.
A coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas,Georgete Albuquerque, responsável pela programação da PMB, explica como foi feita a seleção. “De acordo com o tema da edição, selecionamos alguns trabalhos que as escolas inscreveram e enviamos para Secretaria Estadual de Cultura. Diante disso, lá foram  escolhidos os que serão apresentados nos espaços da Arena das Artes e no Espaço Infantil, além das palestras e oficinas que também serão oferecidas pelas nossas equipes” detalhou.
No Espaço Infantil, as apresentações da rede iniciam no sábado, 28, com o espetáculo “O menino e o teatro”, às 15h.  Até o último dia da feira, serão mais de apresentações nos turnos da manhã e tarde. Já na Arena das Artes, serão mostrados projetos culturais onde os alunos são os protagonistas, na segunda-feira, 30 e no dia 1º de junho, durante a manhã.
A educação inclusiva também será tema abordado no evento, por meio de duas palestras que serão dinamizadas pela equipe da Semec. A primeira no dia 28, às 16h, com o tema “As perspectivas contemporâneas do processo de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar".  E a segunda no dia 5, às 16h, abordando a hiperatividade, com o tema “ Nesse mundo contemporâneo, quem será hiperativo?".
Para mais informações sobre a programação oficial da feira, acesse o site
Texto: Andreza Carvalho
Foto: Ascom Semec / Tássia Barros - Comus / Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário