domingo, 29 de maio de 2016

EDUCAÇÃO

Educadora Maria Inês Fini assume presidência do Inep

Nomeação

Dirigente já havia atuado na instituição entre 1996 e 200 e participado da criação e implementação do Enem
por Portal BrasilPublicado25/05/2016 19h03Última modificação25/05/2016 19h03
Isabelle Araújo/MECDe acordo com Maria Inês, o Inep conta com equipes "muito competentes"
De acordo com Maria Inês, o Inep conta com equipes "muito competentes"
A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Ela volta à instituição, em que atuou entre 1996 e 2002. portaria de nomeação de Maria Inês Fini como presidente do Inep foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (25).  
“Eu me sinto muito honrada em voltar para uma casa que, tenho orgulho de dizer, ajudei a reestruturar, a partir da década de 1990”, disse. “Volto para conviver com os sistemas nacionais de avaliação, tanto da educação básica quanto da superior, em uma instituição totalmente robustecida.”
De acordo com Maria Inês, o Inep conta com equipes “muito competentes e capazes de levar adiante um projeto maravilhoso para o qual foi criado”.
No instituto, Maria Inês comandou, na gestão da também educadora Maria Helena Guimarães de Castro, hoje secretária-executiva do Ministério da Educação, a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), além de participar da criação e implementação dos exames nacionais do Ensino Médio (Enem) e para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Foi também fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde exerceu, entre 1972 e 1996, cargos de docente e pesquisadora, além de funções administrativas e de representação.
Maria Inês é doutora em ciências, pedagoga, professora e pesquisadora na área de psicologia da educação e do desenvolvimento social e do trabalho, especialista em currículo e avaliação. Tem ainda experiência de gestão educacional na educação básica e na educação superior.
Fonte: Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário