sábado, 28 de maio de 2016

Novo PSM da 14 atende mais de 30 mil pessoas em dois meses

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/05/2016 11:18

  • / AMPLO ATENDIMENTO / 28/05/2016 11:18

    De março a maio deste ano já foram realizados cerca de 10.000 exames de diagnóstico por imagem no HPSM Mário Pinotti.


Do dia 16 março (quando o Novo HPSM Mário Pinotti abriu as portas para os atendimentos de Urgência e Emergência) até maio, aproximadamente 30 mil pessoas deram entrada e foram atendidas pelos mais de 1.300 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos,que atuam no HPSM da 14 de Março. 
Após a entrega do novo hospital, a Prefeitura de Belém contratou mais 37 enfermeiros e 65 técnicos de enfermagem além de outros profissionais. Mais de 20 médicos foram acrescidos na escala de plantão para que os mais de 600 pacientes que dão entrada no hospital diariamente tenham atendimento completo.
Com a expansão do hospital, a Prefeitura implantou ainda mais 22 leitos, totalizando 220 leitos, além dos 60 do Hospital Samaritano que dão a retaguarda necessária. O setor de diagnóstico por imagem também foi reformado, inclusive com a ampliação da sala de raio-x, que agora abriga dois aparelhos. O parque de diagnóstico por imagem conta ainda com um novo tomógrafo e um novo aparelho de ultrassonografia que fazem abrangem uma rede extensa de exames disponíveis aos usuários. 
Dados de março até maio deste ano contabilizaram a realização de cerca de 10.000 exames de diagnóstico por imagem. 
A reconstrução do HPSM da 14 que somou mais de R$17 milhões, tanto em obras quanto em equipamentos, incluiu um moderno bloco cirúrgico, que foi ampliado e hoje funciona em três salas, com arco cirúrgico e instrumentais que permitiram ampliar a capacidade de 230 para mais de 600 cirurgias por mês, além das novas instalações elétricas, hidráulicas, de telefonia  e sistema de vídeomonitoramento. “Além disso, pela primeira vez em sua história o PSM terá uma UTI Pediátrica com sete leitos, sendo um de isolamento”, ressalta o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo.
Qualificação
Durante o período de reforma e após a entrega do novo PSM os trabalhadores do hospital passaram por treinamentos e cursos de atualização, principalmente porque o hospital foi todo informatizado e adotou o prontuário eletrônico e o sistema de classificação de risco do Protocolo de Manchester, no qual os usuários são direcionados para atendimento conforme o grau de gravidade, que é sinalizado pelas cores azul (não urgente), verde (pouco urgente), amarela (urgente), laranja (muito urgente) e vermelha (emergência), garantindo que esse atendimento esteja adequado ao perfil clínico do paciente.
Texto: Kezia Carvalho
Foto: Arquivo-Agência Belém
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário