domingo, 30 de abril de 2017

Programação especial marca o Dia do Trabalho em Macaé

2017-04-28 11:03:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
foto da praça praça dos navegantes
Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
O evento acontece na Praça Mirante dos Navegantes, na Barra
A Prefeitura de Macaé prepara várias atividades para comemorar o Dia do Trabalho (1° de maio). Diversas secretarias programaram ações para lembrar a data, que terá como local a Praça Mirante dos Navegantes (Barra de Macaé). Das 9h às 15h ocorrerão atividades esportivas, culturais e de serviços. Paralelo a isso, no Residencial Bosque Azul, às 10h, a Secretaria Adjunta de Habitação fará a entrega simbólica das chaves aos beneficiados pelo Programa "Minha Casa, Minha Vida".
Durante todo o evento serão disponibilizados serviços como emissão da Carteira de Identidade e orientações sobre Carteira de Trabalho, Programa Bolsa Família e direitos do consumidor. Este será feito pela equipe da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon - Macaé).

No Dia do Trabalho em Macaé ainda serão disponibilizados para a população a emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuição de kits odontológicos. Isso tudo será realizado por intermédio de funcionários da Secretaria de Saúde.

Já às 10h, a prefeitura realizará a entrega simbólica das chaves dos apartamentos do Condomínio Bosque Azul. Para esta fase, 487 beneficiados foram convocados.

Por conta da paralisação bancária nesta sexta-feira (28), o cronograma para assinaturas dos contratos junto ao agente financeiro do programa "Minha Casa, Minha Vida" sofreu alteração. Os beneficiários, que seriam atendidos nesta sexta, foram remanejados para a próxima terça-feira, dia 2 de maio. O atendimento acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. atendimento é das 8h30 às 12h e de 13h às 17h.

O condomínio é composto por 2.208 moradias dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal, com unidades para beneficiar famílias cadastradas removidas ou que vivem em área considerada de risco e, ainda, aquelas da demanda espontânea, inscritas em 2014 para aquisição de um imóvel. A primeira fase foi inaugurada em 2016 para famílias da área de risco da Ladeira de Santana. A lista nominal dos beneficiados está disponível no link http://www.macae.rj.gov.br/midia/conteudo/arquivos/1492712016.pdf.

Confira a programação completa do Dia do Trabalhador

Local: Praça dos Navegantes, Barra

  • 9h - Apresentação de atividades culturais como balé, capoeira e dança de rua

  • 10h - Contação de história promovida pela Secretaria de Educação

  • 10h30 - Atividades recreativas e esportivas como: lutas marciais, futebol, futebol de salão e futevôlei.

  • As inscrições para as atividades serão feitas na hora.

  • 13h - Show do grupo Benê Lá

  • 14h - Show com o cantor Rafael Miranda

  • Local: Condomínio Bosque Azul

  • 10h - Entrega simbólica de 487 chaves
  BLOG MACAÉ EM PAUTA,  registra hum milhão, 113 mil seguidores.
 Macaé, 30 de Abril de 2017.
 Rubem Almeida- Editor.

FME promove "Pedalar É Legal" em homenagem ao Dia do Trabalhador

 (Foto: Rodrigo Silveira)
Quem ainda não fez a inscrição para o passeio ciclístico Pedalar É Legal, em homenagem ao Dia do Trabalho, poderá fazer na segunda-feira (1), antes do início do evento, na Praça do Santíssimo Salvador. No ato da inscrição, a pessoa deve doar 1kg de alimento não  perecível. O passeio está marcado para começar às 8h, reunindo famílias e adeptos  do esporte.O professor Heraldo Junior estará no local, dando dicas de aquecimento para os participantes.
 
Até a última sexta-feira (28), cerca de 600 pessoas já tinham feito inscrição nos postos montados na sede da Fundação Municipal de Esportes, TV Record e na Loja da Pit Stop. O percurso será de 10 km, com saída pela  Avenida Alberto Torres, em direção a Avenida José Alves de Azevedo (Beirão Valão), Avenida 28 de Março, com parada em frente a TV Record, seguindo até a Avenida Arthur Bernardes, passando a Avenida Alberto Lamego (Uenf) em direção ao Centro. Ao término do passeio ciclístico, haverá sorteio de bicicletas e outros brindes. A FME também irá promover atividades esportivas na Praça do Santíssimo Salvador.
 
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin o objetivo é promover atividades esportivas para marcar a data e oferecer mais uma oportunidade de interação da família. Para isso, haverá profissionais na Praça das 4 Jornadas, no Centro, realizando aulas de dança . O evento é mais uma parceria da FM, com a iniciativa privada que vem apoiando como a Riocap, Superbom, Pit Spot, CDL, Pró Vida e TV Record.

Por: Jô Siqueira - Foto: Rodrigo Silveira -  30/04/2017 10:34:30

Educação lançará Semana da Educação Alimentar

2017-04-28 15:53:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de crianças uniformizadas comendo
Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom
Objetivo é estimular nos estudantes a adoção de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes
A rede municipal vai lançar na próxima quarta-feira (3) a Semana de Educação Alimentar "Feiras como espaços promotores da alimentação saudável". A apresentação será no auditório da Cidade Universitária, às 8h30. O encontro vai integrar professores orientadores de todas as escolas municipais. A proposta é mobilizar os profissionais para participar da programação que vai acontecer na terceira semana do mês de maio com previsão para se estender no decorrer do ano letivo em todas as unidades municipais.
A Semana de Educação Alimentar está prevista na Lei Estadual 4.856 e atende o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Entre os objetivos está incentivar o reforço da alimentação saudável com a utilização de alimentos frescos.

A Semana de Educação Alimentar também tem a finalidade de levar informações sobre a importância de práticas que buscam hábitos alimentares com a utilização de verduras e legumes provenientes da região. Para isso, a programação tem como focos priorizar a cultura alimentar, qualidade nutricional, o direito à alimentação adequada, além da variedade, sazonalidade e fortalecimento da economia local.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a Semana será mais uma oportunidade para valorizar alimentação saudável, que tem como propostas contribuir para prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes e profissionais de educação.

Durante o lançamento, os educadores irão receber sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. De acordo com a coordenadora de Nutrição, Tiane Ribeiro, além das palestras, os participantes terão a oportunidade de conhecer gêneros dos produtores da agricultura familiar local. Eles vão expor e comercializar na Feirinha da Roça, que vai acontecer durante o evento das 8h30 às 13h.

Programação - O encontro contará com palestras de especialistas na área. A primeira palestra "Direito humano à alimentação adequada: o papel das feiras para garantia desse direito", com a professora Naiara Sperandio. Já às 9h45, o engenheiro agrônomo Rogério Freire Valença vai abordar o assunto "Agricultura familiar em Macaé". Também haverá relato de experiências de agricultores e feirantes a respeito do cultivo e comercialização.

A oportunidade contará ainda com a participação da professora Vanessa Schottz, professora de Nutrição da UFRJ e convidados. No término do evento serão destacadas atividades práticas e orientações do Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (Nucane-Uerj).

Merenda - Macaé oferece, diariamente, café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar, de acordo com cada turno. A Agricultura Familiar será reforçada na merenda escolar com o fornecimento de gêneros produzidos por 80 famílias produtoras de Macaé. A rede municipal segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar. A iniciativa fortalece a Agricultura Familiar e também contribui com o desenvolvimento social e econômico local. Entre os gêneros da região se destacam alface, inhame, batata doce, aipim e banana.

Belchior morreu de causas naturais e ouvindo música clássica, diz delegada

  • 30/04/2017 19h26
  • Brasília
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
Foto de Belchior para a capa do disco Alucinação (Philips/Divulgação)
Exames iniciais revelam que uma dissecção da aorta pode ter sido a possível causa da morte de BelchiorPhilips/Divulgação
O cantor Belchior morreu de causa naturais, durante o sono e ouvindo música clássica. A informação foi repassada hoje (30) à Agência Brasil pela delegada plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Raquel Schneider, que também acompanha a investigação da morte do cantor cearense de 70 anos.
O corpo do cantor foi encontrado por sua companheira, Edna Prometeu, na sala de estar da casa em que vivia no município de Santa Cruz do Sul (RS), na manhã deste domingo.
De acordo com a delegada, exames médicos iniciais revelam que a possível causa da morte de Belchior teria sido uma dissecção na aorta, quando há uma divisão na parede da artéria (composta por três camadas), levando o sangue a seguir um falso trajeto entre as camadas. Segundo ela, somente o laudo médico do Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar a hipótese.
Conforme Raquel, a companheira de Belchior informou que o músico estava escutando música clássica em uma sala nos fundos da casa, quando se queixou de sentir frio e de dor nas costas. Belchior teria pedido um cobertor e disse para Edna que permaneceria no sofá da sala.
Hipertensão arterial
Há relatos de que, nos casos de dissecção da aorta, em geral as pessoas relatam uma dor aguda iniciada no tórax e que se irradia em  direção à coluna, de cima para baixo. Apesar de não haver informações sobre a saúde do cantor, a hipertensão arterial é o fator mais comum nos casos de dissecção.
Autor de mais de 20 discos e um dos ícones da MPB, Belchior, natural de Sobral, no Norte do Ceará, é autor de sucessos como A Palo SecoMedo de AviãoApenas um Rapaz Latino-Americano e Como Nossos Pais. Suas composições marcaram décadas nas vozes de grandes artistas brasileiros e deixam um legado artístico e cultural para o Brasil e para mundo.
A delegada informou ainda que o corpo de Belchior foi transferido para Cachoeira do Sul (a cerca de 200 km de Porto Alegre), de onde seguiria para a cidade de Venâncio Aires. Só então seria encaminhado para Porto Alegre, de onde partiria para Fortaleza.
A previsão é que o corpo chegue no aeroporto Pinto Martins, na capital cearense, no início da manhã desta segunda-feira (1º). De lá, segue para a cidade natal do artista, onde será velado por cerca de duas horas, no Teatro São João.
Depois disso, haverá uma outra cerimônia, que deverá ocorrer na terça-feira (2), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, em Fortaleza, onde o artista deverá ser enterrado.
Edição: Armando Cardoso

Uenf firma parceria para castração de cães e gatos em Macaé

2017-04-27 10:58:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
homens de pé dentro de uma sala
Foto: Divulgação
Locais que irão receber os mutirões receberam visita técnica
Macaé recebeu, nesta semana, a visita de Edmundo Abílio, professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes. Ele e sua equipe vieram inspecionar cinco Pontos de Apoio (PA’s) e área do Parque da Cidade que deverão servir de base para os mutirões de castração do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG) que se dará através de parcerias.
De acordo com Rafael Amorim, Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, o crescimento populacional de cães e gatos na cidade é um assunto de saúde pública. O último resultado de vacinação atingiu mais de 20 mil animais domésticos. A superpopulação de animais e a falta de cuidados por parte de seus tutores acabam gerando um grande número de animais domésticos maltratados, abandonados nas ruas, onde sofrem violências, além de se tornarem potenciais vetores de zoonoses.

- Na última semana estivemos na Uenf com o objetivo de consultar sobre a possibilidade de parceria com o projeto de extensão daquela universidade e fizemos o convite ao professor Abílio, que possui uma vivencia prática na área cirúrgica de pequenos animais, para uma visita técnica nos locais onde o município dispõe de espaço para realizar esterilização por cirurgia que garanta eficiência, segurança, bem-estar ao animal e o controle da natalidade. O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos de Macaé leva em conta o estudo dos locais com superpopulação ou quadro epidemiológico, além da quantidade de animais a serem esterilizados, com prioridade aos que estão situados ou pertencentes a comunidades de baixa renda – ressaltou Amorim.

O local público vistoriado e selecionado para início imediato foi o do bairro Lagomar, onde a ação acontecerá em maio, em data que ainda está sendo definida. Os outros locais visitados e que poderão ser utilizados para os mutirões periódicos são os PA’s do Parque Aeroporto, Nova Holanda e do Visconde. A comitiva visitou também o Parque de Exposições, onde se situa consultório veterinário público e por fim o Parque da Cidade, que está sendo preparado para funcionar como local permanente de controle da natalidade de cães e gatos e outras atividades voltadas à saúde dos animais com participação da sociedade.

O professor Edmundo Abílio, disse que o projeto de extensão da universidade campista está à disposição para auxiliar o município na execução do controle de natalidade de cães e gatos por meio da esterilização cirúrgica. "Com o crescimento da população de cães e gatos na área urbana e rural, a Prefeitura de Macaé articula uma política de castração que envolverá todos os setores da área que manifestem interesse em um conjunto de ações a serem desenvolvidas, principalmente, nas comunidades de baixa renda. Esse serviço oferecido pela prefeitura será benéfico" disse Abílio, confirmando sua vinda e de sua equipe para seguir o calendário dos mutirões.

O programa municipal está respaldado na nova legislação federal que, recentemente, sancionou e publicou a Lei 13.426/2017, criando uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil. Rafael Amorim informou que a prefeitura irá disponibilizar toda infraestrutura necessária para a execução do programa, como veículo, salas de preparação para os animais e de cirurgia, entre outros.

Programação especial marca o Dia do Trabalho em Macaé

2017-04-28 11:03:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
foto da praça praça dos navegantes
Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
O evento acontece na Praça Mirante dos Navegantes, na Barra
A Prefeitura de Macaé prepara várias atividades para comemorar o Dia do Trabalho (1° de maio). Diversas secretarias programaram ações para lembrar a data, que terá como local a Praça Mirante dos Navegantes (Barra de Macaé). Das 9h às 15h ocorrerão atividades esportivas, culturais e de serviços. Paralelo a isso, no Residencial Bosque Azul, às 10h, a Secretaria Adjunta de Habitação fará a entrega simbólica das chaves aos beneficiados pelo Programa "Minha Casa, Minha Vida".
Durante todo o evento serão disponibilizados serviços como emissão da Carteira de Identidade e orientações sobre Carteira de Trabalho, Programa Bolsa Família e direitos do consumidor. Este será feito pela equipe da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon - Macaé).

No Dia do Trabalho em Macaé ainda serão disponibilizados para a população a emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuição de kits odontológicos. Isso tudo será realizado por intermédio de funcionários da Secretaria de Saúde.

Já às 10h, a prefeitura realizará a entrega simbólica das chaves dos apartamentos do Condomínio Bosque Azul. Para esta fase, 487 beneficiados foram convocados.

Por conta da paralisação bancária nesta sexta-feira (28), o cronograma para assinaturas dos contratos junto ao agente financeiro do programa "Minha Casa, Minha Vida" sofreu alteração. Os beneficiários, que seriam atendidos nesta sexta, foram remanejados para a próxima terça-feira, dia 2 de maio. O atendimento acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. atendimento é das 8h30 às 12h e de 13h às 17h.

O condomínio é composto por 2.208 moradias dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal, com unidades para beneficiar famílias cadastradas removidas ou que vivem em área considerada de risco e, ainda, aquelas da demanda espontânea, inscritas em 2014 para aquisição de um imóvel. A primeira fase foi inaugurada em 2016 para famílias da área de risco da Ladeira de Santana. A lista nominal dos beneficiados está disponível no link http://www.macae.rj.gov.br/midia/conteudo/arquivos/1492712016.pdf.

Confira a programação completa do Dia do Trabalhador

Local: Praça dos Navegantes, Barra

  • 9h - Apresentação de atividades culturais como balé, capoeira e dança de rua

  • 10h - Contação de história promovida pela Secretaria de Educação

  • 10h30 - Atividades recreativas e esportivas como: lutas marciais, futebol, futebol de salão e futevôlei.

  • As inscrições para as atividades serão feitas na hora.

  • 13h - Show do grupo Benê Lá

  • 14h - Show com o cantor Rafael Miranda

  • Local: Condomínio Bosque Azul

  • 10h - Entrega simbólica de 487 chaves
30/04/2017 15:00 - EM 
FUTEBOL
Confira o time de Abel Braga para o primeiro jogo da final
Tricolor entra em campo com força máxima


Tricolor entra em campo com força máxima!

Prefeitura instala bicicletários na área central

2017-04-20 12:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Bicicletas estacionadas no bicicletário
Foto: Ana Chaffin
Bicicletários foram instalados em frente a Prefeitura e no Cealo
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana instalou bicicletários em frente à sede da prefeitura e no Centro Administrativo Luíz Osório (Cealo). Está prevista também, em breve, a instalação em frente a Câmara Municipal antiga e ainda no entorno da Rua Teixeira de Gouveia. A medida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé que inclui o Sistema Cicloviário que teve início em 2015.
O objetivo da instalação dos equipamentos é proporcionar locais adequados para os ciclistas deixarem suas bicicletas em segurança. De acordo com um levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em média, 1800 ciclistas transitam na ciclofaixa da Rua Teixeira de Gouveia, que tem início no bairro da Imbetiba e termina na Praça Washington Luis, totalizando dois quilômetros de extensão.

Ainda segundo o estudo, antes da implantação da ciclofaixa na Teixeira de Gouveia, transitavam, em média, 500 ciclistas. O Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 15 rotas cicláveis que somam 73 km no total, entre rotas funcionais (para trabalho), de lazer (rotas turísticas) e de serviço (para circulação em áreas específicas para comércio, por exemplo). Essas rotas estão previstas para ligar Macaé da zona norte até a zona sul.

Atualmente, são quase 30 quilômetros de vias cicláveis, entre ciclovias, ciclofaixas e rotas compartilhadas. Entre os locais que possuem espaços voltados aos ciclistas estão: Linha Verde; Rodovia Amaral Peixoto (entre Cancela Preta e Bairro da Glória); Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha); Avenida Atlântica (Praia dos Cavaleiros); orla da Praia do Pecado com a Avenida José Passos de Souza Júnior (Morada das Garças); Avenida Hildebrando Alves Barbosa (Estrada da Infraero – Barra/Parque Aeroporto/Ajuda de Cima); as ruas Tancredo Neves, Irmã Ângela Puerari e Joaquim Rosa (Parque Aeroporto) e a Rodovia Amaral Peixoto (entre Pecado e Cavaleiros).
BLOG MACAÉ EM PAUTA,  registra hum milhão, 112 mil seguidores.
Macaé, 30 de Abril de 2017.
Rubem Almeida-Editor.

Coral da Cidade Universitária está com inscrições abertas

2017-04-25 16:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
Arte do evento
Foto: Arte do evento
Interessados devem se inscrever por e-mail ou por telefone
O Coral da Cidade Universitária, do Projeto “Oficinas Musicais: Promovendo Aprendizagem, Criatividade e Cidadania", da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), está com inscrições abertas o ano inteiro para alunos, professores, técnicos administrativos, demais servidores e a comunidade em geral interessados em participar da Oficina de Canto Coral.
Os candidatos em compor o coral universitário devem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail: masterufrj@gmail.com ou pelo telefone (21) 98037 5799. O projeto está inserido no Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (Pips) e é coordenado pelos professores Gunnar Taets e Leila Bergold, adjuntos do curso de Enfermagem e musicoterapeutas. “O coral desperta a veia artística dos integrantes”, destacou Gunnar.

Segundo ele, as inscrições ficam abertas durante todo o ano letivo para facilitar a vida dos interessados, que podem fazer parte da oficina a qualquer momento.

Os alunos participantes das Oficinas Musicais ganham até 45 horas/aula por semestre caso tenham pelo menos 75% de presença nos ensaios e participem das apresentações públicas. Criado em 27 de abril de 2016, o objetivo do Coral é envolver no projeto moradores do município e região aproximando-os da universidade e disseminando o estilo de vida saudável por meio da música.

Os encontros/ensaios dos membros da Oficina serão realizados sempre às quartas-feiras, às 17h30, no auditório do Bloco C, e os ensaios têm duração de 90 minutos. Quem já toca algum instrumento também pode participar.

O Coral é composto por membros das três Instituições de Ensino Superior (IES) que formam a Cidade Universitária: Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), a UFRJ e ainda servidores da Secretaria Municipal de Educação, gestora do campus, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.
Dom, 30 de Abril de 2017 11:50
Nota de Pesar


O Governo do Ceará lamenta profundamente o falecimento do cantor e compositor cearense, Belchior, aos 70 anos, na noite deste sábado, 29, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. E informa que está prestando todo o apoio à família, inclusive providenciando o traslado do corpo para Sobral, sua cidade natal. O governador Camilo Santana está decretando luto oficial de três dias.


Belchior é dono de uma trajetória artística da mais absoluta importância para a cultura do Estado. Sua carreira o levou ao patamar de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, promovendo o nome do Ceará em todo o Brasil e no mundo.


30.04.2017


José Élcio BatistaSecretário-chefe do Gabinete do Governador do Ceará

Brasil e Bolívia realizarão operações na fronteira contra crime organizado

Policía Federal Brasileña/AFP / HOO valor exato do assalto em Ciudad del Este, 330 km de Assunção, foi de 11.720.255 dólares, informou a Prosegur em relatório entregue à Promotoria
Autoridades de Brasil e Bolívia concordaram em planejar operações fronteiriças permanentes, com o objetivo de lutar contra o crime organizado, disse neste sábado um ministro boliviano, após um encontro entre autoridades dos dois países para avaliar roubos de valores.
"Nos próximos dias haverá um plano operacional sincronizado permanente entre os governo da Bolívia e do Brasil, com o firme compromisso de lutar contra o crime organizado", assinalou o ministro boliviano do Governo, Carlos Romero, segundo um comunicado de sua assessoria de imprensa.
Romero se reuniu na noite de sexta-feira no país andino com autoridades do Mato Grosso, o chefe da Polícia Militar, Waldir Ribeiro, e o secretário de Segurança Pública, José Carlos Barbosa, para avaliar o roubo de duas transportadoras de valores na Bolívia e no Paraguai.
No fim de março, um grupo de criminosos assaltou um veículo da transportadora Brinks em Santa Cruz, na Bolívia, levando uma quantia de 700.000 dólares.
Quase um mês depois, no Paraguai, outro veículo, mas da transportadora Prosegur, foi atacado e oito milhões de dólares foram roubados.
Em ambos os casos, as polícias dos dois países responsabilizaram o Primeiro Comando da Capital (PCC). A Bolívia também detectou ações do Comando Vermelho (CV).
Brasil e Bolívia dividem uma fronteira de 3.400 km, por onde flui um forte tráfico de armas, drogas e automóveis roubados.

Coral da Cidade Universitária está com inscrições abertas

2017-04-25 16:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
  •    
  •    
  •    
Arte do evento
Foto: Arte do evento
Interessados devem se inscrever por e-mail ou por telefone
O Coral da Cidade Universitária, do Projeto “Oficinas Musicais: Promovendo Aprendizagem, Criatividade e Cidadania", da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), está com inscrições abertas o ano inteiro para alunos, professores, técnicos administrativos, demais servidores e a comunidade em geral interessados em participar da Oficina de Canto Coral.
Os candidatos em compor o coral universitário devem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail: masterufrj@gmail.com ou pelo telefone (21) 98037 5799. O projeto está inserido no Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (Pips) e é coordenado pelos professores Gunnar Taets e Leila Bergold, adjuntos do curso de Enfermagem e musicoterapeutas. “O coral desperta a veia artística dos integrantes”, destacou Gunnar.

Segundo ele, as inscrições ficam abertas durante todo o ano letivo para facilitar a vida dos interessados, que podem fazer parte da oficina a qualquer momento.

Os alunos participantes das Oficinas Musicais ganham até 45 horas/aula por semestre caso tenham pelo menos 75% de presença nos ensaios e participem das apresentações públicas. Criado em 27 de abril de 2016, o objetivo do Coral é envolver no projeto moradores do município e região aproximando-os da universidade e disseminando o estilo de vida saudável por meio da música.

Os encontros/ensaios dos membros da Oficina serão realizados sempre às quartas-feiras, às 17h30, no auditório do Bloco C, e os ensaios têm duração de 90 minutos. Quem já toca algum instrumento também pode participar.

O Coral é composto por membros das três Instituições de Ensino Superior (IES) que formam a Cidade Universitária: Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), a UFRJ e ainda servidores da Secretaria Municipal de Educação, gestora do campus, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.