segunda-feira, 24 de abril de 2017

Prefeitura instala bicicletários na área central

2017-04-20 12:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Bicicletas estacionadas no bicicletário
Foto: Ana Chaffin
Bicicletários foram instalados em frente a Prefeitura e no Cealo
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana instalou bicicletários em frente à sede da prefeitura e no Centro Administrativo Luíz Osório (Cealo). Está prevista também, em breve, a instalação em frente a Câmara Municipal antiga e ainda no entorno da Rua Teixeira de Gouveia. A medida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé que inclui o Sistema Cicloviário que teve início em 2015.
O objetivo da instalação dos equipamentos é proporcionar locais adequados para os ciclistas deixarem suas bicicletas em segurança. De acordo com um levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em média, 1800 ciclistas transitam na ciclofaixa da Rua Teixeira de Gouveia, que tem início no bairro da Imbetiba e termina na Praça Washington Luis, totalizando dois quilômetros de extensão.

Ainda segundo o estudo, antes da implantação da ciclofaixa na Teixeira de Gouveia, transitavam, em média, 500 ciclistas. O Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 15 rotas cicláveis que somam 73 km no total, entre rotas funcionais (para trabalho), de lazer (rotas turísticas) e de serviço (para circulação em áreas específicas para comércio, por exemplo). Essas rotas estão previstas para ligar Macaé da zona norte até a zona sul.

Atualmente, são quase 30 quilômetros de vias cicláveis, entre ciclovias, ciclofaixas e rotas compartilhadas. Entre os locais que possuem espaços voltados aos ciclistas estão: Linha Verde; Rodovia Amaral Peixoto (entre Cancela Preta e Bairro da Glória); Avenida Carlos Augusto Tinoco Garcia (Linha Vermelha); Avenida Atlântica (Praia dos Cavaleiros); orla da Praia do Pecado com a Avenida José Passos de Souza Júnior (Morada das Garças); Avenida Hildebrando Alves Barbosa (Estrada da Infraero – Barra/Parque Aeroporto/Ajuda de Cima); as ruas Tancredo Neves, Irmã Ângela Puerari e Joaquim Rosa (Parque Aeroporto) e a Rodovia Amaral Peixoto (entre Pecado e Cavaleiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário