sexta-feira, 28 de abril de 2017

Prefeitura no Bairro se despede de Águas Lindas com centenas de atendimentos

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 28/04/2017 17:21

  • / SEGUNDA EDIÇÃO / 28/04/2017 17:21

    A Sesma levou vários serviços de saúde, como vacinas, orientações sobre saúde do homem, saúde bucal e escovação.


Foram três dias de ações com serviços de cidadania, saúde, infraestrutura e saneamento, levados à comunidade do bairro de Águas Lindas, durante a segunda edição do programa Prefeitura no Bairro, promovido pela Prefeitura de Belém. A ação, que contou ainda com a parceria da Prefeitura de Ananindeua e do Governo do Estado, encerrou nesta sexta-feira, 28 com o atendimento à dezenas de moradores do bairro que fica localizado em área limite entre os municípios de Belém e Ananindeua.
A titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Nazaré Costa, avaliou a iniciativa do prefeito Zenaldo Coutinho como audaciosa e de efeito. “Ação como esta, jamais tivemos. Nós saímos das unidades e viemos até as comunidades trazendo os serviços da Prefeitura. Aqui estão os titulares dos órgãos municipais atendendo e interagindo diretamente com cada cidadão”, explicou a secretária.
De acordo com Nazaré, um dos principais pontos nesta realização foi o empenho do servidor. “As pessoas estão acreditando nesse projeto e estão dividindo conosco a vontade de fazer sempre o melhor. A tendência é que nas próximas edições estejamos ainda mais aperfeiçoados com a prestação dos serviços”, avaliou.
A ideia é que o projeto seja realizado a cada 15 dias em diferentes bairros da capital, ampliando o número de pessoas assistidas por meio dos atendimentos itinerantes. O próximo local a receber o programa será o bairro do Tapanã, que também contará com o trabalho das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Educação (Semec), Finanças (Sefin), Saúde (Sesma), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assitência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria.
Oportunidade para manter a saúde em dia
A Sesma levou para Águas Lindas testes de hepatite, sífilis e HIV, além de vacinas, orientações sobre saúde do homem, saúde bucal e escovação, prevenção ao tabagismo, identificação de hanseníase, encaminhamentos para exames de mamografia e consultas clínicas, verificação de pressão arterial, além de distribuição de preservativos masculino e feminino e orientações sobre Zika vírus e combate ao Aedes Aegypti.
A área da saúde é sempre bastante procurada, e para o secretário da Sesma, Sérgio Amorim, estar presente nos dias da ação contribuiu para que os gestores ficassem mais próximos da população. “Durante esses três dias tivemos a oportunidade de ouvir as demandas diretamente de quem necessita dos serviços de saúde, e essa experiência foi única” afirmou. “Ouvir a pessoa que sente o problema nos incentiva a buscar soluções, porque tem muita gente que não tem tempo de se dirigir à uma unidade de saúde, e aqui elas estão recebendo a atenção que merecem”, completou.
Uma das pessoas que aproveitou o tempo livre para garantir os exames de testagem, foi a empregada doméstica Ivonete Sousa Vieira. Ela conseguiu uma folga do trabalho para usufruir dos atendimentos. “Tentei vir antes, mas não consegui. Então quando tive a folga para vir, peguei minhas filhas e corri pra cá. Vou cuidar da saúde enquanto elas se divertem no parquinho”, seguiu a doméstica referindo-se ao espaço montado pela Sejel para o lazer das crianças.
Outro serviço ofertado pela Sesma foi o Castramóvel, do Centro de Zoonoses. Nele foram realizados atendimentos médico-veterinários, castrações e vacinações. Dona Sirlei Duarte Tavares, 61 anos, foi uma das que aproveitou a oportunidade para realizar o procedimento no seu animal de estimação. “Quando eu soube que teria o serviço, tratei de garantir a cirurgia para meus dois cachorros. Não temos condições de sair daqui para levar eles ao Zoonoses, e a ação proporcionou isso para a comunidade”, disse a dona de casa. Dona Sirlei também aproveitou os três dias para retirar o cartão do SUS e para saber mais sobre a linha de crédito do Fundo Ver-o-Sol. “São três dias que a gente resolve quase a vida toda. Imagina se eu tivesse que me deslocar para o centro e fazer tudo isso? Não teria tempo”, relatou.
População desfrutou de alimento a preço popular
A Praça Central de Águas Lindas ficou pequena para tanta gente que circulou no espaço nesta sexta-feira. Além das ações de saúde, serviços e entretenimento, o Fundo Ver-o-Sol levou uma novidade para dentro da programação, com o restaurante popular servindo almoço ao custo de R$ 2 reais. “Constatamos que as pessoas, que estavam em busca dos serviços, deixavam a alimentação de lado, entre um atendimento e outro, então tivemos a iniciativa de trazer ontem [dia 27] 300 marmitas e hoje, mais 300 para garantir o alimento de quem trabalha e de quem está aproveitando da ação.
“A Prefeitura de Belém está de parabéns por proporcionar essa estrutura fantástica para a população. Estou muito satisfeita por usufruir dessa gama de serviços, e ainda, garantir meu almoço a um preço tão em conta”, relatou a professora Dilma Ribeiro, 54 anos.
E, quem saiu comemorando não foi somente o público adulto. O pequeno Reginaldo Pantoja Filho, de 4 anos, que estava com a mãe Ana Cláudia Silva exibiu feliz a muda de planta e o desenho que estava levando para casa. “Ele passou pelos espaços de Educação Ambiental e pelo de pintura e se divertiu bastante. Agora quer mostrar pra todo mundo o que ganhou na ação”, contou a dona de casa.
Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário