quarta-feira, 26 de abril de 2017

Belém e Ananindeua levam ações de cidadania a Águas Lindas

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 26/04/2017 08:47

  • / PREFEITURA NO BAIRRO / 26/04/2017 08:47

    "Prefeitura no Bairro" em Águas Lindas será realizado em parceria entre Belém,Ananindeua e Governo do Estado


As Prefeituras de Belém e Ananindeua e o Governo do Estado unem forças para levar a segunda edição do projeto Prefeitura no Bairro para Águas Lindas nesta quarta-feira, 26, e na quinta e na sexta-feira, 27 e 28 de abril. Localizado no limite entre os dois municípios, Águas Lindas será o segundo bairro atendido pelo projeto, iniciado no dia 10 de abril no distrito de Outeiro. A iniciativa leva todos os órgãos e entidades da administração municipal até a comunidade para ouvir e atender demandas. O Prefeitura no Bairro se instalará na praça Central de Águas Lindas, que fica na rua Oswaldo Cruz, e oferecerá serviços de cidadania, saúde, infraestrutura e saneamento.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, explica que o objetivo da gestão municipal é levar o projeto a todos os bairros da cidade para que a comunidade possa ter acesso não somente aos serviços, mas também que tenha um espaço de diálogo com seus dirigentes. “Nós vamos estar com toda a Prefeitura de Belém no local durante esses três dias. Serão muitos serviços ofertados, além das parcerias fechadas com a Prefeitura de Ananindeua e o Governo do Estado. Então, tem tudo para ser uma ação de sucesso, como foi a primeira que realizamos em Outeiro. E não vai parar por aqui, vamos continuar com esse trabalho ao longo do ano inteiro”, afirmou Zenaldo, acrescentando que o próximo bairro atendido será o do Tapanã.
De acordo com o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, as parcerias com as demais prefeituras da Região Metropolitana foram algumas das soluções encontradas para levar melhorias à população dos bairros localizados em áreas limite entre dois municípios. “Temos trabalhado muito para buscar soluções para os problemas que a população de nossos bairros enfrenta. Uma dessas soluções são as parcerias. E por essa razão resolvemos unir forças com a Prefeitura de Belém e atuarmos para levar a população de Águas Lindas uma melhor qualidade de vida. E como prefeito de Ananindeua faço questão de informar que este será o primeiro de muitos mutirões que serão oferecidos aos nossos moradores”, disse.
Para ter acesso aos serviços é necessário apresentar algum tipo de documento de identificação e até mesmo comprovante de residência.
Boa notícia - O anúncio da ação animou os moradores. A manicure Dayane Cristina da Silva Matos, de 23 anos, mora em Águas Lindas desde criança e diz que esse tipo de ação, envolvendo as duas prefeituras, é novidade. “Eu moro aqui desde criança e nunca ouvi falar de uma ação como essa. A gente sempre teve dificuldades para ter acesso a alguns serviços. Às vezes temos que ir até o centro de Belém. Eu mesma já fiz isso várias vezes”, disse a manicure.
Dayane revela que para obter a carteira de identidade já chegou a enfrentar filas enormes, desde as 4h, e sem sucesso. “Trazer todos esses serviços pra dentro do bairro vai ser maravilhoso para a gente. Com certeza estarei aqui”, garantiu.
“Ajuda bastante uma ação como essa, tanto pelos serviços como pela oportunidade de falar com os dirigentes do município sobre os problemas que enfrentamos aqui”, disse Regina Andrade, de 30 anos, que alertou para os problemas de iluminação pública que a área ainda enfrenta e que vem sendo sanado desde 2013, quando a Prefeitura de Belém iniciou a substituição de quase 1.200 pontos de iluminação no bairro.
Cidadania - Agendamento para emissão de documentos é apenas um dos serviços que estará disponível coma ação. A Operação Cidadania, realizada pelo ProPaz em parceria com a Polícia Civil, vai disponibilizar 200 senhas para emissão de carteira de identidade. Na quarta-feira, serão distribuídas 100 e na quinta as outras 100, mas os documentos não serão entregues na hora. O mesmo esquema será oferecido, também pela Prefeitura de Ananindeua.
Saúde - A ação contará, ainda, com serviços de saúde, como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, orientação nutricional, vacinação e aferição de pressão. Para quem cria cães e gatos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará no local castrando e imunizando animais. E a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) distribuirá mudas e fará um trabalho de educação ambiental.
Assistência - Entre outros serviços, também estarão disponíveis atendimento jurídico, emissão de cartões Passe Fácil, credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos, inscrição para o Cadastro Único (CadÚnico) e orientação e encaminhamento para serviços de assistência social. As duas prefeituras estarão presentes com equipes que fazem o acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Moradia - Atividades educativas vão orientar os moradores sobre o Código de Posturas e Licenciamento de Obras. E equipes das secretarias municipais de habitação dos dois municípios darão informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. A Coordenadoria de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem) vai orientar moradores do dois municípios sobre regularização fundiária.
Texto: Kennya Corrêa
Foto: Fernando Sette - Comus / Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário