sexta-feira, 28 de abril de 2017

Centro Moacyr Santos: referência em exames e consultas

2017-04-28 15:36:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoa sendo atendida
Foto: João Barreto
Unidade é responsável por uma média de 2 mil consultas por mês
O Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, da Secretaria de Saúde de Macaé, conhecido popularmente como Barracão, oferece consultas e exames especializados. Por mês, a unidade realiza uma média 2.100 consultas médicas, além de diversos procedimentos de enfermagem, exames e pequenas cirurgias.
Por meio de encaminhamento do clínico geral, os usuários contam com as especialidades de cardiologia, dermatologia, ginecologia, gastroenterologista, hematologista, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias, proctologia, reumatologia, urologia, nutrição, fonoaudiologia e serviço social.

A diretora administrativa da unidade, Lúcia Pinheiro, lembra que também são realizados exames especializados como eletrocardiograma, audiometria, videolaringoscopia e colposcopia (exame detalhado do útero).

- Realizamos procedimentos importantes de curativo, retirada de pontos, preventivo, dispensação de medicamentos e de bolsas de ostomia, aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia - explicou, acrescentando que, a partir de maio, serão realizadas alguma intervenções oftalmológicas como retirada de pterígio (crescimento do tecido da conjuntiva sobre a córnea), calázio (nódulo na pálpebra parecida com o terçol) e cistos.

O aposentado de 81 anos, Ary Nogueira, não economizou nos elogios. Afirmou que há sete anos é atendido no Centro de Especialidades e que não abre mão dos médicos que o acompanham. "O atendimento aqui é nota mil, toda equipe é atenciosa e procura fazer o melhor por cada paciente. Não abro mão do atendimento e nem dos amigos que fiz aqui", revelou.

As marcações são feitas diariamente na unidade que fica Rua Marechal Rondon, 390, Miramar, de 8h às 17h. Com exceção da especialidade de oftalmologia, todas necessitam de encaminhamento médico.

Serviços oferecidos

Pequenas cirurgias -
 retirada de unha encravada; lipoma; nevus; neurofibromatose; cravo; orelha rasgada (lóbulo de orelha); granuloma; biopsia; candiloma; verrugas; retirada de moluscos contagiosos; TCA; dermatose papilosa nigra; infiltração e eletrocoagulação.

Audiometria - audiometria total; audiometria vocal; impedanciometria e audiometria comportamental.

Proctologia - ligaduras elásticas (tratamento de hemorróida) e retossigmoidoscopia (exame para avaliação dos dois últimos segmentos do intestino grosso).

Atendimento ginecológico (patologia cervical) - cauterização; biopsias; colposcopia e preventivo.

Fonoaudiologia (transtorno vocal) - disfonia; aperfeiçoamento vocal; perda de voz e rouquidão.

Sala de curativo - pela manhã: atendimento de curativo infectado e à tarde: curativo limpo (retirada de ponto).

Sala de ostomia - Acompanhamento dos pacientes ostomizados e entrega das bolsas coletoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário