quarta-feira, 26 de abril de 2017

Adolescentes gestantes participam de visita guiada no HPM

2017-04-26 15:04:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de pessoas no HPM
Foto: Rui Porto Filho
Orientações diminuem ansiedade antes do parto
Jovens gestantes, assistidas pelo Centro de Referência do Adolescente (CRA), visitaram, nesta quarta-feira (26), a maternidade do Hospital Público de Macaé (HPM). O objetivo foi apresentar o espaço e os serviços oferecidos pela unidade, buscando diminuir a ansiedade das grávidas que, em breve, irão retornar ao hospital para o momento do parto.
A estudante I.M.S.S, 17 anos, está com 33 semanas e fala sobre a importância de visitar a maternidade. "Conhecemos as necessidades desde a entrada, com as exigências de documentos, até a internação e a saída. Estava com medo, agora estou aliviada", pontuou a adolescente.

A assistente social do CRA Maria do Carmo Lista afirma que a proposta é familiarizar as adolescentes com o ambiente. "A ideia é que elas possam receber orientações e, com isso, entendam todo o fluxo da área da maternidade, além de se sentirem mais acolhidas na hora do parto", frisou a profissional.

A programação com as gestantes adolescentes continua nesta quinta-feira (27), a partir das 10h. Elas participarão, na sede do CRA, da oficina sobre alimentação "Comer pra quê?", que acontece por meio de projeto de extensão do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida, às 14h, haverá oficina sobre sexualidade para os adolescentes do programa, com participação dos guardas mirins. Na sexta-feira (28), acontece, às 9h, atividades com grupos de gestantes para esclarecimento de dúvidas sobre gravidez.

Centro de Referência do Adolescente

O Centro de Referência do Adolescente atende jovens de 10 a 19 anos e familiares, com cerca de 260 pessoas cadastradas no pré-natal. O CRA é referência para o acompanhamento de gestantes adolescentes no município, por meio de equipe multiprofissional, composta por enfermeira, médica obstetra, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e dermatologista.

Os atendimentos são individuais e em grupos, realizado por meio dos projetos: Conversa de Adolescentes, Grupo Liberdade, Repensando a Nossa Sexualidade, Sessão Pipoca, Planejamento Reprodutivo e Puerpério, Grupo de Gestantes, Curso Saúde e Cidadania.

Projetos

Grupo de Gestantes - 
Acolhe, orienta e acompanha as adolescentes e seus familiares sobre as mudanças, cuidados e direitos inerentes à maternidade, com objetivo de reduzir os agravos à saúde materna e do neonato.

Pré-Natal do Homem - Visa à importância do envolvimento consciente e ativo dos companheiros em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e, ao mesmo tempo, contribuir para a ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento desta população aos serviços de saúde.

Grupo de Puerpério e Planejamento Reprodutivo - incentivar o retorno à unidade para a retomada dos cuidados da saúde da mulher, no pós-parto e acompanhar os cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno, vínculos familiares. Além disso, busca democratizar informações sobre anatomia e fisiologia do corpo humano.

O Centro de Referência do Adolescente funciona na Rua das Laranjeiras s/nº, em Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Outras informações pelo telefone (22) 27961059.

Nenhum comentário:

Postar um comentário