quinta-feira, 27 de abril de 2017

Membros tomam posse no Conselho dos Direitos da Mulher

2017-04-26 18:44:00 - Jornalista: Julie Silveira
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto da cerimônia no Auditório do Paço Municipal
Foto: João Barreto
Posse ocorreu nesta quarta-feira, no Paço Municipal
Quinze novas conselheiras e três suplentes representantes da sociedade civil organizada, órgãos públicos e partidos políticos tomaram posse nesta quarta-feira (26), no auditório do paço, para integrarem ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Macaé (Comdim) durante o triênio 2017/2020 (Lei Municipal nº 2.130/2001). A proposta é dar continuidade ao plano de políticas para mulheres e assegurar, com prioridade ao público feminino, a efetivação dos direitos à profissionalização, educação, livre acesso ao mercado de trabalho e às fontes de geração de renda.
A nova conselheira suplente, Stephanie Zuma, representante da juventude, relata que decidiu se candidatar ao conselho logo após ser assistida pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), quando foi vítima de violência. "Passei por momentos difíceis e recebi o apoio que eu precisava. Isso me despertou o interesse de ajudar outras mulheres, pois o papel da conselheira é propositivo e fiscalizador. É trazer perspectivas. É implantar ações por meio do relacionamento entre poder público e sociedade", disse.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires, o trabalho das conselheiras é voluntário e por isso é necessário dedicação, motivação, garra e ação. "O conselho é de tamanha importância, são mulheres representativas de vários segmentos", destacou.

Além da Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires, participaram da posse a Presidente do Comdim, Adriana Leclerc; a Coordenadora Geral de Políticas para Mulheres e do Ceam, Jane Roriz e a membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Dilceia Quintela.

A coordenadora do Ceam e também conselheira representante do poder público pontuou que a escolha da data para a solenidade foi para lembrar o Dia Nacional da Mulher (30 de abril). "Nós, conselheiras, estamos representando todas as mulheres, por isso temos a responsabilidade de criar melhorias, novas ideias, mudanças, além de fiscalizar", disse.

Os encontros do conselho vão acontecer toda terceira segunda-feira do mês na Casa dos Conselhos, localizada à Travessa Ary Schuler Pimentel, 25, Centro.

Centro de Apoio à Mulher promove atendimento jurídico

O Centro Especializado de Apoio à Mulher (Ceam) realiza ajuda ao sexo feminino, vítima de violência doméstica, nas áreas psicológica, jurídica e social. Funciona na Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª Delegacia de Polícia. Atende pelo número (22) 2796-1045.

Dia Nacional da Mulher

O Dia Nacional da Mulher foi uma homenagem à líder feminista brasileira Jerônima Mesquita, que nasceu no dia 30 de abril de 1880 e faleceu no ano de 1972. Em 1980, o Dia Nacional da Mulher foi instituído. Jerônima esteve à frente do movimento feminista no Brasil, e fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo principal promover a inserção da mulher em todas as áreas da sociedade. Ela esteve também envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres.

Conselheiras Titulares

Representantes da Sociedade Civil

1. Adriana Leclerc.

2. Vera Lucia Ferreira.

3. Marilúcia Aparecida Soares.

4. Andressa Xavier da Costa.

5. Geisiane Antunes.

6. Lusiane Castro.

7. Tereza Cristina de Souza.

8. Lealdecira Soares Pinto.

9. Sheila Maria Campos.

10. Alzemira de Lima Marins.

Representantes do Poder Público

1. Jane Estanislau Roriz.

2. Vivian Berthier Beckert.

3. Leandra Lopes Vieira.

4. Marilene Carvalho.

5. Roberta Eloá de Souza.

Conselheiras Suplentes

1. Sônia Terezinha Gonçalves.

2. Stephanie Zuma da Silva Lacerda Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário