terça-feira, 25 de abril de 2017

Macaé recebe Campeonato Mundial de Frescobol

2017-04-25 09:31:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
atleta jogando Frescobol na praia
Foto: Divulgação
Competição acontece de quinta a domingo, na Praia dos Cavaleiros
O Campeonato Mundial de Frescobol acontece pela primeira vez no Brasil. E a cidade escolhida para sediar a disputa foi Macaé. A competição começa nesta quinta-feira (27) e vai até domingo (30), na Praia dos Cavaleiros, de 8h às 17h. Vão participar cerca 150 atletas brasileiros e de países como França, Itália, Grécia, Espanha e Alemanha. A organização é da Confederação Brasileira de Frescobol. A Prefeitura de Macaé apoia a iniciativa.
A equipe organizadora visitará as escolas para mostrar às crianças a partir de dez anos como o frescobol é um esporte democrático. "A partir das crianças queremos mobilizar os pais e toda a família", explica o coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Adriano Marques. A organização vai distribuir raquetes para quem estiver disposto a aprender o esporte nos dias do campeonato. A intenção é bater o recorde mundial de mais de mil pessoas jogando frescobol ao mesmo tempo.

De acordo com o diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Frescobol, Fábio Lima, o evento tem a estimativa de atrair em torno de 20 mil pessoas durante os quatro dias de competição. A presença no Mundial é exclusiva aos atletas que se destacaram em competições nacionais e internacionais anteriores. As inscrições já estão encerradas. "Além da praia, buscávamos uma cidade que tivesse uma rica rede hoteleira e gastronômica para receber os atletas", destacou.

Segundo o presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Guilherme Braga de Abreu, esta é uma grande conquista para a cidade, que vem trabalhando para promover o turismo de negócios, lazer e esportivo. "A escolha do nosso município para ser palco deste evento evidencia a vocação de Macaé para o turismo. Estamos preparados para receber os turistas e vamos sempre oferecer o que nosso município tem de melhor", enfatizou.

Competição é disputada por duplas

O Mundial já foi realizado na Espanha, México e Itália. Os campeonatos acontecem por apresentação das duplas. A partida começa a partir do primeiro toque de bola e os juízes dão nota a cada sequência, que termina quando a bola toca o solo ou o corpo de um dos atletas. São avaliadas as quantidades de batidas, destreza, equilíbrio da dupla e sequência de bolas no chão. A equipe tem cinco minutos para se apresentar. Ao fim de cada sequência, o cronômetro é parado, com um minuto de intervalo.

Genuinamente brasileiro, o Frescobol surgiu na década de 40, no Posto 2, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. E logo conquistou adeptos. A prática estendeu-se do Leme ao Posto 6 em Copacabana, sempre com um número crescente de praticantes, originando assim, também, os primeiros atritos com os banhistas. A Polícia de Copacabana determinou a primeira proibição da prática do esporte nos anos 50 e 51. Os jogadores migraram então para a Praia do Diabo, próxima ao Arpoador.

As primeiras competições de Frescobol aconteceram na década de 80 em alguns estados brasileiros. Em 1994 o Frescobol consagrou-se um jogo competitivo e contou com atletas de alto rendimento e performance, durante a realização do I Circuito Brasileiro de Frescobol, que envolveu os Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

O nome frescobol vem do local onde o esporte é praticado: na beira da água, o lugar mais "fresco" da praia. Há quatro formas de jogo: Livre, Veloz, Radical e Especialistas. É preciso apenas um par de raquetes, uma bolinha e espaço. As raquetes podem ser de madeira ou de materiais sintéticos. A bolinha é de borracha. De acordo com especialistas, jogar frescobol aumenta a capacidade cardiorrespiratória e também fortalece a musculatura dos membros superiores e inferiores.

Programação do Mundial de Frescobol:

Dia 27 de abril - quinta-feira

8h às 9h20 - eliminatórias - duplas femininas.

9h30 às 11h50 - eliminatórias - duplas mistas.

12h30 às 15h50 - eliminatórias - duplas masculinas.

Dia 28 de abril - sexta-feira

8h às 9h20 - eliminatórias - duplas femininas.

9h às 9h30 - quebra do recorde.

9h30 às 12h - eliminatórias - duplas mistas.

12h30 às 15h50 - eliminatórias - duplas masculinas.

Dia 29 de abril - sábado - repescagem

8h às 9h20 - eliminatórias - duplas femininas.

9h30 às 11h30 - eliminatórias - duplas mistas.

11h50 às 15h - eliminatórias - duplas masculinas.

15h30 às 17h - finais - duplas femininas.

Dia 30 de abril - domingo - finais 

8h às 10h20 - finais - duplas mistas.

10h30 às 15h - finais - duplas masculinas.

15h15 às 17h - entrega da premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário