domingo, 30 de abril de 2017

Educação lançará Semana da Educação Alimentar

2017-04-28 15:53:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
  •  
  •  
  •  
Foto de crianças uniformizadas comendo
Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom
Objetivo é estimular nos estudantes a adoção de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes
A rede municipal vai lançar na próxima quarta-feira (3) a Semana de Educação Alimentar "Feiras como espaços promotores da alimentação saudável". A apresentação será no auditório da Cidade Universitária, às 8h30. O encontro vai integrar professores orientadores de todas as escolas municipais. A proposta é mobilizar os profissionais para participar da programação que vai acontecer na terceira semana do mês de maio com previsão para se estender no decorrer do ano letivo em todas as unidades municipais.
A Semana de Educação Alimentar está prevista na Lei Estadual 4.856 e atende o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Entre os objetivos está incentivar o reforço da alimentação saudável com a utilização de alimentos frescos.

A Semana de Educação Alimentar também tem a finalidade de levar informações sobre a importância de práticas que buscam hábitos alimentares com a utilização de verduras e legumes provenientes da região. Para isso, a programação tem como focos priorizar a cultura alimentar, qualidade nutricional, o direito à alimentação adequada, além da variedade, sazonalidade e fortalecimento da economia local.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a Semana será mais uma oportunidade para valorizar alimentação saudável, que tem como propostas contribuir para prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes e profissionais de educação.

Durante o lançamento, os educadores irão receber sugestões de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes. De acordo com a coordenadora de Nutrição, Tiane Ribeiro, além das palestras, os participantes terão a oportunidade de conhecer gêneros dos produtores da agricultura familiar local. Eles vão expor e comercializar na Feirinha da Roça, que vai acontecer durante o evento das 8h30 às 13h.

Programação - O encontro contará com palestras de especialistas na área. A primeira palestra "Direito humano à alimentação adequada: o papel das feiras para garantia desse direito", com a professora Naiara Sperandio. Já às 9h45, o engenheiro agrônomo Rogério Freire Valença vai abordar o assunto "Agricultura familiar em Macaé". Também haverá relato de experiências de agricultores e feirantes a respeito do cultivo e comercialização.

A oportunidade contará ainda com a participação da professora Vanessa Schottz, professora de Nutrição da UFRJ e convidados. No término do evento serão destacadas atividades práticas e orientações do Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (Nucane-Uerj).

Merenda - Macaé oferece, diariamente, café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar, de acordo com cada turno. A Agricultura Familiar será reforçada na merenda escolar com o fornecimento de gêneros produzidos por 80 famílias produtoras de Macaé. A rede municipal segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar. A iniciativa fortalece a Agricultura Familiar e também contribui com o desenvolvimento social e econômico local. Entre os gêneros da região se destacam alface, inhame, batata doce, aipim e banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário