terça-feira, 25 de abril de 2017

Servidores têm até 09 de junho para atualizar cadastro Previdenciário

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 25/04/2017 19:14

  • / PREVIDÊNCIA / 25/04/2017 19:14

    Recadastramento é obrigatório e falta de atualização pode resultar na suspensão de pagamento de salário


Cerca de 22 mil pessoas, entre servidores efetivos, aposentados e pensionistas, vinculadas ao Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (IPAMB) devem atualizar o cadastro Previdenciário até o dia 9 de junho deste ano. A prestação de informações é obrigatória para renovar o banco de dados do município e o descumprimento implica na suspensão do pagamento dos vencimentos, proventos ou pensão, conforme dispõe o Decreto 8.466 de 30 de novembro/2005.
O recadastramento pode ser agendado pelo endereço http://censo.sisprevweb.com.br/belem/ e a entrega de documentos deve ser feita em um dos polos de recebimento disponibilizados pela prefeitura: Instituto de Previdência e Assistência de Belém (Ipamb); Fundação Cultural do Município (Fumbel), e secretarias municipais de Educação (Semec), de Saúde (Sesma), além  do polo itinerante que está no Ipamb de Mosqueiro.
De acordo com o consultor técnico da empresa Agenda Assessoria, contratada pela Prefeitura de Belém para a realização do censo, Carlos Henrique Moraes, a atualização tem a finalidade de elaborar um banco de dados previdenciários atualizado do município, em cumprimento à determinação legal do Ministério da Previdência Social, que exige a realização dos censos com intervalos de cinco anos. “É necessário que os servidores estejam mais atentos ao prazo, visto que já está sendo prorrogado. Esta atualização é apenas a manutenção da previdência do servidor”, reitera o consultor.
Benefícios - Entre os ganhos para o segurado está o fato de que, após a realização do censo, ele vai passar a ter os dados previdenciários disponíveis online, o que vai facilitar a realização de procedimentos simples, como as simulações de benefícios e a emissão de alguns documentos previdenciários, como o extrato de contribuição individualizado.
Para o município, o banco de dados atualizado vai facilitar a realização de cálculos atuariais que garantam a existência futura de recursos suficientes para o pagamento dos benefícios das pessoas que estão contribuindo agora, além de assegurar mais agilidade no processo de concessão de benefícios, como a aposentadoria e a pensão.
Segundo a presidente do Ipamb, Paula Barreiros, 44% da meta prevista já foram alcançadas e estima-se concluir o trabalho com apoio das secretarias municipais e ampla divulgação da comunicação.
"Temos como meta atingir todos os servidores ativos, inativos, pensionistas e dependentes do Município de Belém, atualizando os dados pessoais, funcionais, financeiros, biometria e coleta digital de documentos dos segurados, considerados indispensáveis para a garantia da concessão dos benefícios previdenciários. As secretarias municipais têm papel fundamental na divulgação e convocação dos servidores para cumprimento do prazo estabelecido, evitando transtornos e suspensão dos proventos dos segurados", ressalta a presidente.
O agendamento pode ser feito no endereço (http://censo.sisprevweb.com.br/belem/), cujo link também estará disponível no site da Prefeitura de Belém (www.belem.pa.gov.br) e no site do Ipamb (www.ipamb.net.br), o servidor fará o agendamento da data, horário e local em que deseja ser atendido.
Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário