terça-feira, 20 de junho de 2017

Lageanos e turistas se despedem da 29ª Festa Nacional do Pinhão


A 30ª edição já tem data marcada. Será de 25 de maio a 03 de junho

Lageanos e turistas se despedem da 29ª Festa Nacional do PinhãoFoto: Marcelo Pakinha e Carlos Alberto Becker
Era a última noite da Festa Nacional do Pinhão, na sua 29ª edição, visivelmente inovando, crescendo e se encorpando a cada ano, mas a empolgação e alegria dos visitantes do Parque de Exposições Conta Dinheiro parecia a mesma do primeiro dia de evento. Neste domingo (18) grandes shows nacionais, com uma das duplas sertanejas mais queridas do momento, Henrique e Juliano, e a cativante Marília Mendonça, subiram ao palco e atraíram novamente uma multidão ao parque.
No palco cultural as atrações começaram à tarde, com apresentações diversas. Subiram ao palco a Orquestra Soprano, a dupla Guilherme Garcia e Marcos Pereira, o CTG Barbicacho Colorado, a Escola de Artes – Canto e Voz, o Barbicacho Dança Show, Naiara Ventura, o Ballet da Escola de Artes e Kamille, encerrando a noite.
Nestes dez dias de evento, quem prestigiou a festa, considerada um dos maiores encontros culturais e gastronômicos do Sul do País, sentiu de pertinho o alto astral dos shows nacionais, trazendo grandes nomes do cenário musical brasileiro da atualidade. Durante os dias de festa, Lages respirou cultura, se embelezou e se preparou para a recepção dos milhares de turistas que vêm de todas as partes. A gastronomia típica esteve em todos os recantos, desde os mais simples lanches à base de pinhão, de lanchonetes, restaurantes e cardápios em hotéis fazenda, recepções e hospedagens alternativas, até pratos mais elaborados, com criatividade, ressaltando o sabor da semente mais esperada durante o ano na região.
No Centro, no calçadão da Praça João Costa, quem passou pelo Recanto do Pinhão encontrou uma variedade de shows locais e regionais valorizando os talentos da nossa terra, no chamado “esquenta” da Festa, também regado a comidas e bebidas típicas e artesanatos que utilizavam a matéria prima da região. Uma festa que beneficia todos os setores, desde o hoteleiro, até o comércio que vibra a cada edição, percebendo o incremento nas vendas, aquecendo a economia do município.
Expectativas superadas                                       
Para o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Gilberto Ronconi (Giba), a parceria público/privada, entre a Gaby Produções, GDO e Prefeitura de Lages, realizadoras do evento, mais uma vez foi um sucesso, mostrando que este é o caminho. Com uma mega estrutura montada, entre palcos, estandes, ruas cobertas, backstage, camarotes e todo aparato necessário para um grande evento, além do roll de artistas nacionais, a Festa atendeu além da expectativa dos organizadores. “O público correspondeu a todo investimento. O primeiro final de semana tradicionalmente é mais tímido, mas a partir de quarta-feira tivemos a presença de grande público, praticamente lotando no final de semana, inclusive, no último dia”, comenta Giba.
30ª edição começa a ser pensada
A data para a 30ª Festa Nacional do Pinhão já tem data marcada e será de 25 de maio a 03 de junho. “Ao final da festa sentamos e fizemos um relatório, avaliando possíveis erros e melhorias que possam ser feitas na próxima edição. Temos uma pesquisa dentro do Parque de Exposições, entre lageanos e turistas, muito importante para nossas avaliações”, diz o presidente da CCO, reiterando que o evento teve muitos pontos positivos em todos os quesitos, desde a limpeza, organização, divulgação e receptividade do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário