terça-feira, 2 de abril de 2013

NOTICIAS DE QUISSAMÃ



DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE AGUARDENTE É DEBATIDA EM QUISSAMÃ



PRODUTORES RECEBERAM VISITA DE REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Foto: Adilson dos SantosVisista ao alambique - Foto: Adilson dos SantosUm encontro realizado na quarta-feira (26), na localidade de Canto de Santo Antônio, mostrou que as diretrizes de integração sugeridas pelo prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro, são adotadas visando a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento dos diversos setores que movimentam a economia local. Após percorrerem os alambiques instalados no município, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo, Carla Cabral, ao lado do subsecretário Francisco Pinto, o secretário de Agricultura e Pesca Jorge da Penha e o fiscal federal agropecuário Sérgio Gomes Vieira foram recebidos pelo produtor João de Nilo, em sua propriedade, que também abriga um alambique.
Na oportunidade, produtores de cana-de-açúcar e aguardente, acompanhados dos secretários e do representante do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, avaliaram o potencial que a cidade abriga para fomentar a produção de aguardente e produtos agregados.
Atualmente, Quissamã conta com três alambiques, com dois em plena atividade e um em fase de estruturação. Também responsável pelo acompanhamento do programa de monitoramento nacional da cachaça, Sérgio Gomes, revelou que o alambique Alcantilado está entre os quatro melhores produtores do Rio de Janeiro. “Com a inclusão no programa federal, o Alcantilado vai receber monitoramento durante duas safras. O objetivo é promover a introdução de novas tecnologias e obter melhor padrão de produção que possa garantir o selo de excelência pela tradição e qualidade”, observou Sérgio Gomes.
Foto: Adilson dos SantosVisista ao alambique - Foto: Adilson dos SantosA necessidade de conscientizar os produtores locais foi enfatizada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo. ”Com ações diretas, através do poder público, os proprietários de alambiques serão despertados para as possibilidades de negócios que o setor oferece”, destacou Carla Cabral.
Também com o pensamento voltado para o incentivo, o secretário de Agricultura e Pesca sitou alguns pontos de inserção de sua pasta junto aos produtores para que produção da cana-de-açúcar e outras culturas sejam ampliadas. “Trabalhamos ao lado dos produtores no preparo do solo, manejo, correção de acidez e combate à erosão, além de orientação técnica com relação ao cultivo das variedades que melhor se adequam à região”, confirmou Jorge da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário