sexta-feira, 12 de abril de 2013

CULTURA PARA TODOS



Grande escritor e poeta brasileiro,
 Nelson Rodrigues é tema de peça no
 Solar dos Mellos


"Novas Cenas", o programa de fomento à produção de grupos amadores de teatro, chega à 3ª edição homenageando o mestre da dramaturgia nacional Nelson Rodrigues, com apresentações em diversos pontos do estado. E Macaé não ficou de fora. 
 

Com o apoio da Prefeitura de Macaé, com coordenação da Fundação Macaé de Cultura, a cidade recebe essa semana o festival, com a apresentação de três peças e a realização de um debate sobre a obra do autor que revolucionou o teatro brasileiro.


O "Novas Cenas" é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro que promove a circulação pelo estado de grupos teatrais e musicais compostos por artistas em formação ou recém-formados. Entre os objetivos são: contribuir para o enriquecimento da agenda cultural nas cidades e consolidar novas companhias, além de servir de estágio para atores, músicos e técnicos que estão entrando no mercado de trabalho.


O programa está dividido em três etapas: capacitação, quando os grupos selecionados participam de oficinas; mostra; e circulação, quando os grupos apresentam suas montagens, em três municípios do estado do Rio de Janeiro. A capacitação dos grupos é composta por oito oficinas: sobre o autor, direção/interpretação, cenário, figurino, iluminação e sonorização, preparação vocal e corporal. 


Em Macaé as peças apresentadas serão Três Vezes Nelson, Valsa nº6 e O Beijo no Asfalto. Na sexta (12) acontece também o debate sobre dramaturgia, seguido da peça Três Vezes Nelson, em que os atores recontam histórias imortais do autor. No sábado a peça será a Valsa nº6, que conta a história de uma adolescente e revela uma teia de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário.


Domingo a população poderá ver O Beijo no Asfalto, que conta a historia de um homem que após ser atropelado pede a Arandir que lhe dê um beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista, e o homem que deu o beijo passa a ser alvo de preconceitos populares reprimidos.


Todas as apresentações acontecerão a partir das 19h no Solar dos Mellos – Museu de Macaé, situado à Rua Conde de Araruama 248, Centro. A entrada será franqueada ao público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário