quarta-feira, 24 de abril de 2013

NOTICIANDO MACAÉ


Festival da Sardinha atrairá turistas em Macaé

Para gerar novidades como mais empregos e renda, além de melhorar a visão de Macaé como destino turístico, diversos empresários promovem em parceria com a Prefeitura de Macaé, com coordenação da Fesportur, o I Festival da Sardinha. Entre os dias 25 (quinta-feira) e 28 de abril (domingo), o evento ocorrerá na orla da Praia dos Cavaleiros, com pratos a um valor simbólico de R$ 15.

Na visão empresarial, a iniciativa de cunho gastronômico é boa por fomentar a qualidade dos pratos servidos e dos serviços prestados no atendimento aos turistas. O tema ‘sardinha’ foi inspirado nos cardumes que existem em abundância no mar que banha Macaé.

Os pescadores dessa região também serão beneficiados pelo evento. Toda a demanda dos restaurantes para o festival será saciada por meio de uma parceria com os pescadores, fomentando o capital de giro na cidade.

O município é privilegiado por uma beleza natural, representada pelo mar que agrega valor com a existência desse pescado que apresenta um importante lipídio: o ômega 3, que é um ‘protetor’ do coração.

Especialistas afirmam que a sardinha contem ácido graxo ômega 3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros como o salmão, que leva a fama de ser uma das melhores fontes da substância.

Restaurantes

Alguns restaurantes já divulgaram os pratos que servirão às pessoas. O Xote Baião vai disponibilizar sardinhas do sertão, que são filés de sardinha a rolê temperadas com alho, cebola e ervas, recheadas com queijo coalho e empanadas, servidas com creme de aipim.

Já o Farol vai surpreender com pratos especiais: brusquetas de escabeche de sardinhas em pomodoro, salsas e alhos grelhados e sardinha frita em farinha de Baroa com saladinha de rúculas e morangos ao limão.

Por sua vez, o Lucca Ristorante vai servir sardinhas ‘in saor’, com polenta grelhada que leva filés de sardinha fritos, com cebola 'confit' agridoce, passas e 'pinoli' torrados.

Sardinha escabeche na pressão – cebola, tomate e pimentão, além de temperos, na panela de pressão, acompanhada por pão fresco fatiado – é uma iguaria que será servida no restaurante Estação da Praia.

Evento

O evento é promovido pelo polo gastronômico Praia dos Cavaleiros, em parceria com o Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), Sebrae e Prefeitura de Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário