segunda-feira, 22 de abril de 2013

Do lixo para o luxo




Organizadores da INTERART 
promovem ação para 
divulgar o conceito de 
Reutilização de Jornais 




Além de promover a economia local, oferecendo a população o poder de compra, através de preços acessíveis, a Feira Internacional de Artesanato – INTERART 2013, realiza projetos ligados a sustentabilidade. No ano passado, durante a realização da primeira edição, os organizadores do evento promoveram, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ambiente e Associação de Moradores do Barramares, o plantio de 56 árvores frutíferas, em uma área de aproximadamente 500 metros. O objetivo foi de neutralizar o carbono da Interart e, ao mesmo tempo. Na ocasião, os organizadores ressaltaram a importância da ação argumentando que grande parte dos objetos vendidos na feira são artesanatos que dependem da natureza e, por isso, é importante a neutralização do carbono.

Neste ano, a proposta da feira que está prevista para acontecer entre os dias 04 e 13 de outubro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho é trabalhar com a reciclagem de jornais e papeis, uma vez que o evento é bem divulgado, principalmente através da mídia impressa e de materiais de divulgação como folders, panfletos, convites, etc. 

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. 

O organizador do evento, Osvaldo Almeida Júnior explica que as maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração. “O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização. O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel. Por isso pensamos em contribuir com o meio ambiente, levando esse conceito para a sociedade, pois muitas coisas podem ser criadas utilizando jornais velhos, papeis usados, etc”, pontuou, ressaltando que o nome da campanha é AMAR MAIS JORNAL. 

Nesta semana, modelos macaenses se reuniram para ajudar na divulgação dessa campanha. O ponto de encontro foi no salão Orlando Look My Hair, no centro da cidade, onde as beldades se produziram. Na oportunidade, três belas moças vestiram o figurino criado pelo designer, Eduardo Brito, de Goiânia, com a ajuda das alunas, Natália Muniz e Thais Nicoletti. Larissa Corrêa, Sara dos Santos e Laiza Molina foram transformadas pelas mãos de Orlando Silva, profissional em penteados e maquiagens. As unhas ficaram de responsabilidade da famosa, Karoline Barcelos, que deu destaque ao símbolo da reciclagem e reutilizou letrinhas de jornal para a decoração.

“Muito louvável a ação dos organizadores do evento, em promover o conceito de reciclagem e reutilização de materiais. Já vi até móveis feitos de jornais e achei maravilhosos. Agora, esses modelitos são show. É de se admirar esse artesanato feito de jornal. É preciso saber apreciar e valorizar o trabalho desses profissionais”, disse o proprietário do salão e parceiro do evento, Orlando Silva.

Durante a feira, modelos irão desfilar com peças feitas de plástico, papel e pneus. “O evento pretende divulgar a importância da reciclagem e do reaproveitamento de embalagens. Estaremos oferecendo cursos de artesanato voltado para esse tema. Além de contribuir com a renda dos interessados, o trabalho manual acaba se tornando aliado para colocar em ordem a própria vida, tirando algumas pessoas da ociosidade ou controlando o estresse através desse tipo de terapia”, concluiu, Osvaldo.

A Interart 2013 abrirá espaço para novos designers e estudantes de moda que tenham uma proposta de sustentabilidade em suas criações. Basta enviar fotos para feirainterart@hotmail.com, com roupas com material reciclado em especial as confeccionadas com resíduos de gráfica e de jornal. As peças selecionadas terão destaques e serão expostas durante a feira.
(texto Macaé News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário