sexta-feira, 26 de abril de 2013

NOTICIANDO RIO DAS OSTRAS

Campanha em Rio das Ostras 

encaminha hipertensos para tratamento


Marcando o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras foi às ruas orientar a população. Em estante montado no Centro, a equipe aferiu a pressão da população, identificando pessoas hipertensas e encaminhando-as para tratamento na rede básica de saúde. Ações continuam durante a próxima semana.

Segundo a coordenadora do Departamento de Programas de Saúde, Andrea Viana, o principal objetivo da campanha é alertar as pessoas para a gravidade dessa doença, que mata silenciosamente.

“Queremos identificar os casos precocemente e encaminhar as pessoas para acompanhamento de saúde na nossa rede. Os casos mais graves são encaminhados ao cardiologista. A hipertensão é a doença que mais mata no Brasil e também foi a principal causa de morte em Rio das Ostras no ano passado”, explica Andrea Viana.
Atualmente o Programa Municipal de Combate à Hipertensão e Diabetes – Hiperdia atende a 12 mil pessoas, cerca de 10% dos moradores da cidade. Porém a Secretaria de Saúde acredita que o número de hipertensos seja bem maior na cidade, chegando a 30% da população.

“Acho ótima a iniciativa da Prefeitura. Já aferi a minha pressão e vi que está normal. Assim, fico mais tranquilo. Muita gente não dá importância à saúde, só quando já não tem mais jeito mesmo. Não custa nada parar aqui, por cinco minutos, para ver como está a pressão e se tratar”, opina Reginaldo Santana, de 46 anos, morador do Liberdade.

CAMPANHA – A campanha continua na próxima semana, nas unidades de saúde, com atividades físicas, palestras, distribuição de folheto e bate papo entre os profissionais de saúde e a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário