sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Divulgado esquema de segurança para o Ano Novo em Niterói

1
Tamanho da fonte: A- A+Por: Rafael Lopes 26/12/2013

Ruas no entorno da Praia de Icaraí sofrerão mudanças com proibições. Também serão montadas áreas exclusivas para estacionamentos de veículos

O comandante do batalhão de Niterói, o tenente-coronel Gilson Chagas, divulgou ontem o esquema de segurança para o Réveillon da cidade: ao todo serão utilizados 560 homens. De acordo com Chagas, são 300 militares especificamente para a Praia de Icaraí, 60 paraserviços internos e acompanhamento das festas nos bairros de Piratininga, Charitas e Jurujuba e 200 agentes para o tradicional Bloco das Piranhas, que acontece na Rua Miguel de Frias.
O plano começa a valer às 12h de terça-feira. O comandante programou seis torres de observação, cinco distribuídas nas areias e uma no calçadão. Em cada ponto, três PMs ficarão monitorando a festa do alto e mais seis agentes nas bases das torres, todos com radiotransmissores para melhor comunicação. O entorno do Terminal Rodoviário Presidente João Goulart, no Centro, também contará com vigilância fixa. Na cidade vizinha Maricá, área de cobertura do batalhão, 110 policiais estão alocados para os festejos de Ano Novo.
Segundo o comandante, o plano é montado de maneira que a cidade não fique sem a cobertura policial.
“As torres servem para inibir a ação de criminosos, já que os policiais ficam em condições de visão privilegiada. As viaturas que antes circulavam, esse ano ficarão fixas próximas à praia. Também vou estar rodando para que, se necessário, seja feito ajustes nas equipes. Além disso, estou em negociação com a Prefeitura para a distribuição de pulseiras de identificação para crianças”.
Ainda de acordo com o comandante, duas equipes do Choque vão ficar de prontidão, cada uma com 20 homens, na Rua Miguel de Frias e na Avenida Ary Parreiras. Além disso, o apoio do Grupamento Aéreo Marítimo (GAM), que monitora a festa de Réveillon na Zona Sul do Riode Janeiro e Niterói. É esperado um público de cerca de 400 mil pessoas em Niterói.
Trânsito – As alterações no trânsito de Icaraí começam a entrar em operação na próxima terça, a partir das 15h e ficam valendo até as 2h do primeiro dia de 2014. O tráfego da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres fica totalmente interditado da Rua Álvares de Azevedo até a Rua Mariz e Barros. Ainda de acordo com a NitTrans,  as ruas do entorno ficam com o estacionamento proibido. Os motoristas que escolherem assistir a chegada de 2014 em seus veículos particulares devem ficar atentos à sinalização de banners, placas e faixas. Oestacionamento na Rua Gavião Peixoto e na Avenida Almirante Ary Parreiras estão liberados em trechos indicados pela Secretaria. Os moradores da Rua Lemos Cunha ficam impedidos de estacionarem no trecho entre a Avenida Almirante Ary Parreiras e a Rua Domingues de Sá. Esse ano, a NitTrans afirmou que a Avenida Roberto Silveira  funcionará com pista reversível durante o período de interdição da praia, melhorando o escoamento do fluxo do bairro.
Operacionalmente, a NitTrans vai atuar com 60 agentes, 10 motocicletas, 2 mil cones, 120 cavaletes, 8 carros de reboques, além da sinalização citada.  O coronel ainda revela que duas novas linhas vão contribuir com o deslocamento do público: uma linha Charitas X Cafubá e outra Charitas X Maria Paula. Pontos de ônibus estratégicos estarão nas Ruas Álvares de Azevedo e na Joaquim Távora, auxiliando a população que deixa o bairro.
Preparação para show de fogos em Copacabana, Flamengo e Icaraí
Os preparativos para a queima de fogos nas praias de Copacabana e do Flamengo, na Zona Sul, e em Icaraí, em Niterói, estão dentro do prazo. De acordo com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), a Operação Réveillon 2013/2014 começou no dia 28 de novembro e envolve também o Corpo de Bombeiros do Estado, as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, a Empresa de Turismo do Município (Riotur), a Niterói - Empresa de Lazer e Turismo S/A (Neltur) e as empresas responsáveis pelo show pirotécnico.
Este ano, serão posicionadas 11 balsas em Copacabana, cinco no Flamengo e cinco em Icaraí, a 400 metros da orla, levadas por 14 rebocadores. São esperados, só em Copacabana, nove navios de cruzeiro e cerca de 250 embarcações de turismo, lazer e esporte náutico. A organização e fiscalização da frota fica a cargo da Capitania dos Portos, que também fará hoje uma vistoria nas balsas dos fogos, antes da movimentação para os locais dos espetáculos.oooOs barcos serão separados por tamanho. Os maiores ficarão na área mais próxima da entrada da Baía e os menores perto do Forte de Copacabana, com uma área de refúgio para o caso de mau tempo. Os navios de cruzeiro serão posicionado atrás dos demais.
A operação da CPRJ envolve um helicóptero, um navio-patrulha, um aviso de patrulha, cerca de 20 embarcações menores e 110 militares. A novidade será a montagem de um Centro de Coordenação da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros, a bordo de um navio-patrulha, com o objetivo de coordenar as ações de salvaguarda.
A montagem dos três palcos para os shows na Praia de Copacabana também está adiantada. O palco principal está na altura do Hotel Copacabana Palace, os outros ficam perto da Rua Santa Clara e no Leme. Estão programadas mais de 20 atrações, entre elas Nando Reis, Lulu Santos, Carlinhos Brown e Beth Carvalho. São esperadas 2,3 milhões de pessoas para o Réveillon em Copacabana.

O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário